Governo concederá 75 mil bolsas de estudo

Estudantes de graduação e de pós-graduação ganham mais um incentivo para estudar no exterior com o programa Ciência sem Fronteiras, desenvolvido  pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O Programa, lançado dia 26 de julho, vai investir R$ 3,1 bilhões na oferta de bolsas de estudo para brasileiros nas principais universidades do mundo. No site oficial é possível encontrar as regras, além de detalhes sobre a seleção, bolsa, editais e datas.

O governo vai custear 75 mil bolsas, com recursos federais, e por meio de parcerias com a iniciativa privada espera ofertar outras 25 mil bolsas. O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, diz que o país estuda negociar a simplificação do processo de vistos de trabalho, com os Estados Unidos, para facilitar a entrada dos cientistas e estudantes brasileiros naquele país. Além de acelerar a concessão de visto de trabalho para cientistas estrangeiros de alto nível que virão para o Brasil.

O principal critério de seleção para os alunos de graduação é a nota de Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU), onde o aluno deverá alcançar no mínimo 600 pontos.

O ministro também destaca que o programa vai motivar os jovens a estudar cada vez mais, além de atrair jovens talentos para alavancar o Brasil.

Por Redação