UNEafro Brasil combate o racismo e promove a educação

Por: Redação

Um movimento que atua em áreas diversas, que tem projetos educacionais, que combate o racismo, que tem uma atenção especial a questões relacionadas à mulher negra – a mais prejudicada pelo preconceito, machismo e racismo.

Esse é a União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora, a UNEafro Brasil. Organizado em núcleos de atuação, o movimento é conhecido por seus cursinhos pré-vestibulares comunitários, que atendem estudantes vindos de escolas públicas, prioritariamente negros/as.

Os núcleos têm uma atuação de caráter comunitário, nos quais “homens, mulheres, donas de casa, operários, jovens, idosos, negros/as, nordestinos e o povo pobre em geral são os verdadeiros protagonistas”.

As questões norteadoras para os trabalhos são: combate ao racismo e preconceito; melhoria da qualidade da escola pública; combate à violência urbana; protagonismo juvenil entre estudantes pobres e negros; e convívio com a diversidade e estudo da história afro-brasileira.

Interessados podem colaborar doando trabalho, aulas, palestras ou treinamentos, de acordo com a disponibilidade de cada um. Também é possível fazer doações em dinheiro.

Visite o site da UNEafro Brasil para ver os cursos e eventos que estão acontecendo e saiba mais sobre a organização.

Por Redação