Futebol na rua ganha a madrugada do Baixo Centro

O Futebol Autônomo da Madrugada ocupa a Rua das Palmeiras, na primeira edição do Festival Baixo Centro

Por: André Nicolau

Nas ruas, a essência da arte que move a maior paixão nacional – entre  traves lúdicas, pés descalços e times sem brasão. O gol, êxtase do esforço desmedido entre toques, dribles e chutes certeiros, celebra o verdadeiro amor ao jogo que surge e insurge nos quatro cantos do País do Futebol: onde meninos brincam de Pelés, Garrinchas e Ronaldos, apenas pela leveza de ser.

A peleja retoma suas origens, quando à meia noite de sábado, o Futebol Autônomo da Madrugada ocupa a Rua das Palmeiras, na primeira edição do Festival Baixo Centro.

Disputada por cinco jogadores de cada lado, os mini-jogos serão realizados em até sete minutos.

As regras do jogo

Entre prédios e concreto, cinco jogadores para cada lado entram em “campo” numa disputa de mini-jogos abertos com duração de sete minutos. Com participação livre e irrestrita, a peleja convida  os amantes do futebol arte, ou apenas do futebol, independente do  gênero, cor, orientação sexual, religiosa ou política.

O projeto, idealizado pelos integrantes do Autônomos FC,  time autogestionado da Lapa, zona oeste de São Paulo, também inclui debates sobre questões que envolvem futebol e a ocupação da cidade.