Primeiro guia cultural de SP voltado às pessoas com deficiência

Segundo o Censo 2010 (IBGE), 46,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência.

Só a cidade de São Paulo, tem aproximadamente 1,5 milhão de habitantes com algum tipo de deficiência motora ou intelectual. Se somarmos esse número ao de pessoas que têm mobilidade reduzida, como idosos, grávidas, obesos e engessados, chegamos a 3 milhões de pessoas, o que é um número bastante significativo, considerando a população total da cidade, que é de pouco mais de 11 mil habitantes.

divulgação
Mara Gabrilli, tetraplégica desde 1994, é a criadora do Instituto Mara Gabrilli e uma das idealizadoras do Guia

Inspirado por essa realidade, o Instituto Mara Gabrilli, em parceria com a secretaria de Estado de Cultura, criou o Guia de Acessibilidade Cultural da cidade de São Paulo, especialmente pensado para pessoas com deficiência. Entre os 315 estabelecimentos visitados durante o processo de produção do guia, apenas 186 estavam totalmente adaptados e entraram na publicação. São teatros, parques, museus e casas de show, que oferecem atrações adultas, jovens e infantis e estão aptos a receber com a devida infraestrutura cidadãos com qualquer tipo de deficiência.

O Guia de Acessibilidade Cultural da cidade de São Paulo existe em duas versões: online (www.acessibilidadecultural.com.br) e impresso que será lançado dia 7 de maio e distribuido gratuitamente.

Por Redação