Sacolas plásticas: descarte essa ideia

Possibilidades para a substituição das sacolas plásticas, redução do impacto ambiental e aumento da versatilidade no dia a dia

Por: Catraca Livre

Por inúmeras vezes ressaltamos no Menos 1 lixo o resultado do uso excessivo de plástico. Sejam os coposos talheresos pratosos canudos, e, também, as sacolas. Infelizmente muita gente ainda não tem consciência do problema, por isso, a pedido de uma participante do Movimento, falaremos sobre elas: as sacolinhas plásticas.

Podemos já começar dizendo que, segundo o Ministério do Meio Ambiente, entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo anualmente. No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora!

Isso sem contar que a produção das sacolas requer o uso de petróleo ou gás natural, dois tipos de recursos naturais não-renováveis, utilizados para fins do que temos como DESCARTÁVEL.  Além é claro, do uso de água e energia e emissão dos gases de efeito estufa e efluentes – no processo de refino do petróleo. E tem mais! Apesar delas desaparecerem da sua frente assim quem “jogadas no lixo”, na natureza podem durar até 400 anos. O principal composto do lixo marinho é o plástico.  Ainda segundo o MMA, não são só as sacolinhas descartadas incorretamente que causam impactos ambientais. Mesmo aquelas que seguem corretamente para os depósitos de lixo (lixões ou aterros), causam problemas.

Pensando nisso, apresentamos várias possibilidades bem melhores e mais versáteis que o plástico:  fazer as compras no mercado a granel, por exemplo, é uma ótima opção para reduzir as embalagens, as sacolas, e o desperdício dos alimentos. As ecobags  e as sacolas retornáveis também são boas alternativas, contudo, é preciso lembrar sempre de mantê-las limpas para evitar a contaminação dos alimentos. Que tal mais alternativas? Clique aqui.

Foto: reprodução internet