Ex-traficante embeleza SPFW

O ex-traficante Giovani da Silva Melo, mais conhecido como cabelo, estava vestido com roupas simples, muito simples. Não desfilou. Nem desenhou nenhum modelo,. Mas embelezou a São Paulo Fashion Week muito mais do que as lindas modelos e seus exuberantes vestidos.

Com humor e leveza, ele contou ontem sua história para uma plateia atenta e cheia de celebridades da moda, na sede da SPFW. Ele dominava o tráfico no Parque Santo Antônio, na zona sul de São Paulo. Era temido por todos. “Eu era o dono da favela, tinha tudo o que queria.”

Mas acabou se encantando por um projeto de intervenção urbana, realizado na favela pelo designer Marcelo Rosenbaum (fotos abaixo). Eles estavam criando cor na comunidade e pintando as casas, com a ajuda de estudantes de arquitetura.

Nada era feito sem a autorização do Cabelo, afinal era o dono dali. Ocorre que Cabelo viu toda aquela mudança. E também quis mudar. “Deixei tudo e fui procurar emprego.” Deixei o reinado e aceitou um cargo quase anônimo. “Mas estou feliz e orgulhoso.”

Tirou jovens do tráfico e, ainda por cima, passou a combater a venda de drogas.

Confira, em fotos e vídeo, a transformação do Parque Santo Antônio:

 http://vimeo.com/15259501