Exposição “Fortes Mulheres”, em cartaz no Conjunto Nacional

Exposição traz fotos de André François e fica em cartaz até 28 de julho.

Mulheres que vencem preconceitos. Superam a violência física, o machismo e a dura jornada dupla de trabalho. Enfrentam situações extremas como a maternidade precoce. Desafiam doenças críticas como o câncer de mama e de colo de útero. São mães, donas de casa, adolescentes, profissionais de sucesso, idosas que atuam ativamente na sociedade. São “Fortes Mulheres”, que terão fotos, registradas por André François, expostas no Conjunto Nacional até 28 de julho.

A mostra é fruto do documentário homônimo, onde o fotógrafo registra situações de mulheres cuja história de vida e superação é emblemática.

André François visitou as cinco regiões do Brasil. Em Fortaleza, fotografou Maria da Penha, farmacêutica que sofreu violência doméstica e foi homenageada com a lei 11.340 que leva seu nome e defende as mulheres de agressões domésticas.

As fotos, bastidores do documentário, podem ser vistas em um blog. Agora, ganham uma exposição. A temática abordada na mostra e no doumentário norteiam o trabalho do fotógrafo de 44 anos, que desde 1995 atua com “fotografia social”, utilizando o poder da imagem para desenvolver a percepção e a reflexão sobre temas de interesse público, visando a transformação social.

Por Redação