Qual é a cor do som?

Quanto mais alta a frequência, mais complexas serão suas formas produzidas. Essa é a lei da Cimática, explorada pelo cientista suíço Hans Jenny, em 1967. Para ilustrar a teoria, o fotógrafo alemão Martin Klimas usou suas tintas e “coloriu” músicas de Miles Davis, James Brown, Pink Floyd e outras sonoridades.

As cores “dançaram” em mais de mil fotos

As cores foram derramadas sobre potentes caixas de som que, no último volume, fizeram vibrar suas formas e tonalidades de acordo com o tipo música.

Em “Ride of the Valkyries” de Richard Wagner, por exemplo, contemplamos ondas de som dispersas e explosivas, como é a natureza da música clássica. Já em “Ascesion” de Jonh Coltrane, as tintas “gritaram” mais uniformes, dando vida e cor ao seu sax tenor.

Assumidamente inspirado no expressionismo abstrato, Klimas reforça uma palheta agressiva através da pintura aleatória e automática dos pigmentos sobrepostos.

O resultado, na íntegra, você confere no site do oficial fotógrafo. Abaixo selecionamos algumas imagens vibrantes, que traduzem o espírito e o estudo dos padrões produzidos por corpos desde Galileu Galilei.

Philip Glass – “Music with Changing Parts”
Richard Wagner – “Ride of the Valkyries”
Miles Davis – “Bitches Brew”
 Pinky Floyd – “On The Run”
Jimi Hendrix – “House Burning Down”
Jonh Coltrane- “Ascesion”
Ornet Colleman – “Free Jazz Collective Improvisation”
Terry Riley – “A Rainbow in Curved Air”