Reserva biológica da Patagônia chilena tem opções inusitadas de hotel

Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta

Nem só de gelo e icebergs se desenha a geografia isolada da Patagônia chilena

Na selva patagônica chilena, que se estende pelo sul do país, o clima e a paisagem são marcados também pelo clima úmido e pela diversidade natural da floresta. Bem no coração dessa região, próximo ao vilarejo de Neltume, está localizada a Reserva Biológica Huilo Huilo, projeto que se sustenta na conservação do meio ambiente, no turismo sustentável e na integração da comunidade local.

Vista de interior do Nothofagus, hotel da Patagônia chilena construído em torno de uma árvore (Fotos: Divulgação)

Declarada pela Unesco como Reserva da Biosfera, a Huilo Huilo está distribuída em uma área de 100 mil hectares, que abrange diversos ecossistemas, com uma riqueza de espécies nativas animais e vegetais, todos envoltos em uma atmosfera mística, herança dos Mapuches, povo nativo da região.

O destino ainda é uma novidade entre os brasileiros, mas vem se popularizando entre os amantes do frio, da natureza e dos esportes radicais, que buscam clima e paisagem totalmente distintos.

Localizada em pleno coração da selva da Patagônia do Chile, próximo ao vilarejo de Neltume (860 km de Santiago), a Reserva Biológica Huilo Huilo é um lugar mágico com mais de 100 mil hectares que abrange diversos ecossistemas, onde é possível se hospedar em locais que vão desde hotéis de luxo até campings, todos com um diferencial arquitetônico que busca integrar a natureza local ao conforto.

Vista de um dos quartos do Nothofagus

E naquelas terras protegidas, na Região dos Rios, hospedagem é muito mais do que um quarto com cama e chuveiro.

As hospedagens são um diferencial à parte na reserva. É possível dormir em uma réplica de um vulcão, em um cogumelo ou na copa de uma árvore.

Seus hotéis, em sua maioria, possuem uma arquitetura bastante exótica, relacionado à natureza e à atmosfera mística do local, já que as florestas lembram cenários de filmes de seres mágicos como duendes, fadas e elfos.

Para quem busca mergulhar nesse clima, existem 3 hotéis perfeitos que você conhece abaixo: