Audiência do Catraca Livre cresceu 50% mesmo saindo do Facebook
900 mil leitores já assinaram a newsletter do Catraca para receber conteúdo personalizado.
Esses dois gráficos acima mostram uma radical mudança na audiência do Catraca Livre. No dia 13 de abril deste ano, foram mais de 2 milhões de visitas no site, segundo o Google Analytics. Mas cada vez menos pessoas chegam pelo Facebook: 25% ( fatia verde da bola). Nosso leitor prefere entrar pelo Google ( azul), entrar direto no site ( amarelo) ou vem de outros sites ( laranja).
Esse movimento é consequência de o Facebook ter diminuído a presença de notícias para seus leitores. Ou seja, as pessoas estão buscando outros caminhos para se manterem informadas.
Depois que o Facebook decidiu reduzir, em 12 de janeiro, a quantidade de notícias na newsfeed, a audiência do Catraca Livre cresceu 50% , segundo mostram dados do Google Analytics. O gráfico acima mostra a comparação de janeiro e março.
Já no final de fevereiro deste ano, a audiência começa a subir, como se vê no gráfico acima.
Ainda é cedo para ter certeza de que se trata de uma tendência, mas os números mostram que, em determinados períodos, o número de visitantes únicos ( usuários) cresceu mais de 50% mesmo comparado a meses como novembro e dezembro
A audiência vinda do Facebook caiu, como para a imensa maioria dos sites de notícias. Mas, essa queda foi compensada por dois fatores: aumentou a percentagem de pessoas que entram diretamente no Catraca Livre e a chegada de leitores via busca no Google. Estamos fazendo campanha de nossa newsletter com conteúdos personalizados, com dicas para economizar dinheiro com shows, restaurantes, bares, concerto, teatro, lanchonetes e promoções de produtos: já ganhamos 900 mil
Pode-se ver a mudança dos canais de tráfego em dois gráficos do Google. Antes, grande parte da audiência do Catraca vinha, como se vê, das redes sociais ( Facebook). Mas, em março, buscas do Google e acesso direto responderam pela maior parte da audiência.