Cine Social leva jovens da periferia ao Reserva Cultural

18/01/2012 09:22 / Atualizado em 01/08/2018 17:38

Considerada um dos mais importantes circuitos cinéfilos da América Latina, São Paulo reúne centenas de salas espalhadas em suas ruas e avenidas. Mas apesar do cenário aparentemente favorável, a Sétima Arte ainda não foi popularizada e tão pouco faz parte da realidade dos seus milhões de moradores. Pela democratização da cultura, o projeto Cine Social garante cinema gratuito a jovens da periferia.

Realizado desde julho de 2011, no Reserva Cultural, o projeto contempla com a doação de ingressos as instituições Associação Cidade Escola Aprendiz, Casa do Zezinho, Cenpec – Projeto Jovens Urbanos, Círculos de Leitura / Instituto Fernand Braudel, Unas / Heliópolis .A campanha, além de promover a interação social, também é responsável pelo intercâmbio cultural entre a periferia e o centro, através do cinema.

Realizado desde junho de 2011, o projeto contempla jovens da periferia de São Paulo.
Realizado desde junho de 2011, o projeto contempla jovens da periferia de São Paulo.

Depoimentos dos participantes

Entre os beneficiados pelo projeto Cine Social, jovens como Afonso Alves Costa, do Círculo de Leitura, relata a nova experiência. “Muitos jovens, assim como eu, não estão acostumados a ir ao cinema para assistir filmes cultos. Não confundam culto com chato, porque um dos filmes que assisti “Meia noite em Paris” possui uma história muito boa e muito divertida. Foi um dos melhores filmes que assisti em 2011 e quero ver ainda mais”.

Representante da ONG Cidade Escola Aprendiz, a gestora Roberta Tasseli destaca a relevância do projeto não apenas como suplemento cultural para as crianças, mas  também para a formação intelectual dos professores dentro e fora das salas de aula. “Os ingressos têm sido de grande importância para o Jovem de Futuro, uma vez que têm proporcionado aos professores da Rede Estadual de Ensino acesso a equipamentos culturais que eles geralmente não têm, em especial àqueles equipamentos que oferecem um conteúdo mais político, que pode trazer desdobramentos para a sala de aula e para o processo pedagógico que desenvolvem”.

Em Heliópolis, os representantes da UNAS destacam o principal benefício do projeto: o seu caráter educativo.  No vídeo a seguir, os jovens relatam a experiência dentro da sala de cinema.