Como enviar sugestões de pautas à Catraca Livre
A Catraca Livre recebe centenas de sugestões de pautas diariamente. Por isso, é muito importante seguir os passos abaixo e, dessa forma, aumentar as chances de ver a sua sugestão publicada no site.
Se a pauta for enviada corretamente e estiver de acordo com nossa linha editorial, ela tem mais chances de ser aprovada. Lembrando que o melhor canal é sempre o e-mail e que a escolha final das pautas cabe exclusivamente à equipe editorial.
1 – Direcionamento da pauta
Antes de enviar a pauta, direcione sua sugestão para a equipe certa.
2 – Antecedência
Sugestões de eventos, iniciativas e ações datadas ou lançamentos de qualquer segmento devem ser enviadas com, pelo menos, 10 dias de antecedência. Depois disso, as chances de aprovação diminuem significativamente. Isso porque precisamos de tempo para inserir a pauta no nosso cronograma de publicações.
3 – Assunto do e-mail
No assunto do e-mail, sempre indicar especificamente sobre o que é a pauta. Nunca colocar uma referência genérica como: “Sugestão de pauta”, “Divulgação”, “Evento gratuito”, “Novo aplicativo”, “Contato”, “Galeria de Imagens” etc…
Exemplos corretos:
– Teatro: Catraca Mágica – nova temporada
– Os Catraqueiros lançam novo álbum em show
– Manifestação nas ruas pede por mais catracas livres
– Fotos sobre viagem à Tailândia
– Novo aplicativo ajudar a cozinhar/fazer exercícios/fugir do trânsito…
4 – Texto
No e-mail, colocar todas as informações pertinentes à pauta; cada detalhe faz a diferença. O texto deve estar no corpo ou anexado em Word (não valem PDF, flyer ou folder), nunca em caixa alta. Links são apenas complementares (link de página ou evento no Facebook sozinhos, por exemplo, não valem como sugestão). Se for evento, o serviço deve estar completo, com nome e endereço do local, horários, telefone para contato, valores dos ingressos e como comprá-los ou retirá-los, em caso de gratuidade.
5 – Imagens
Todas as pautas devem vir com, pelo menos, uma sugestão de imagem anexada, com os créditos do artista/fotógrafo (não pode ser flyer ou folder). O tamanho mínimo é 800 X 600 pixels, mas o e-mail não pode ultrapassar 1 mega. Se for evento, como exposição ou peça de teatro, o ideal é enviar mais de três fotos para ilustrar a publicação.
6 – Dica
As publicações mais acessadas são aquelas que oferecem ao leitor mais informações e entretenimento. Vídeos e sites que fazem referências ao assunto abordado valorizam o conteúdo.
7 – Erratas e alterações
Caso haja alterações na sugestão de pauta feita anteriormente, um novo e-mail deve ser enviado com o assunto indicando a errata. (Ex.: MUDANÇA DE DATA: Catraca Mágica – nova temporada). No texto, cada alteração deve estar destacada.