“Mais Cultura Para Todos” reúne instituições beneficiadas em descontraído bate-papo

Se no Brasil a vocação para leitura ainda não caiu no gosto popular, a busca por avanços neste sentido é uma importante tarefa a ser cumprida. E aí entra em cena o projeto “Mais Cultura Para Todos”, idealizado pela Livraria Cultura com o apoio do site Catraca Livre, que contempla com a doação de pontos do programa de benefícios da loja as instituições Casa do Zezinho, GRAACC, Paraisópolis e Unas / Heliópolis. Na última terça-feira (6), um bate-papo entre os representantes tratou sobre os benefícios da campanha, ações futuras e terminou com a compra de novas obras literárias.

O encontro que aconteceu na Loja de Artes da Livraria Cultura (Conjunto Nacional) contou com a participação dos integrantes da UNAS/ Heliópolis Edson Arthur Alves e Bárbara Bethânia de Paula, Patrícia Pecoraro do GRAACC e Rodolfo Tadeu Lopes, da Casa do Zezinho. A reunião teve mediação do coordenador de marketing da livraria, Diego Silva Costa e Lia Roitburd, gestora do Catraca Livre.

Ao final de cada mês, os pontos acumulados são transformados em livros e dvd's que as instituições recebem gratuitamente.

Apesar do pouco tempo de existência, o projeto já cumpre um  papel fundamental dentro das instituições, a exemplo de Heliópolis. “Como a nossa biblioteca é formada basicamente por livros doados, o projeto nos dá a possibilidade de escolher títulos de acordo com a necessidade de cada um. Assim, um jovem em período pré-vestibular tem a chance de comprar a obra exigida na prova”, reforça Edson Alves, diretor da biblioteca comunitária de Heliópolis.

Se em Heliópolis a doação de livros contribui com a manutenção e enriquecimento da biblioteca colaborativa, na Casa do Zezinho o “Mais Cultura Para Todos” chegou até as salas de aula com o curso pré-vestibular. “Utilizamos a verba do programa para a compra de livros atuais, das mais diversas áreas, com o objetivo de prepararmos os alunos da melhor maneira possível”, explica Rodolfo Lopes, coordenador pedagógico da instituição do Parque Santo Antônio. O cursinho gratuito, realizado de segunda a sexta-feira das 19h às 22h, foi responsável pelo ingresso de dezenas de jovens em algumas das mais importantes universidades e faculdades da capital paulista.

No GRAACC, o caráter filantrópico do projeto corresponde a uma ação que vai muito além da demanda educacional. Para a coordenadora da videoteca e brinquedoteca, Patrícia Pecoraro, a campanha é responsável por um detalhe fundamental no período de recuperação dos pacientes e seus acompanhantes: a humanização do tratamento. “Não queremos que a criança se sinta doente, queremos que o tratamento seja uma continuidade da sua vida antes da doença. Que ela possa brincar, se divertir e viver num ambiente agradável, com descontração e alegria”.

O encontro tornou possível  o estreitamento entre os participantes do projeto, aproximando realidades semelhantes e ao mesmo tempo tão diferentes, que através do “Mais Cultura Para Todos” buscam um futuro próspero.

Por Redação