Nova identidade visual marca a ampliação do foco do Catraca Livre

Logo traz a sensação de liberdade

Por Redação
30/03/2015 16:00 / Atualizado em 06/05/2020 19:58

Ao longo dos anos, o Catraca Livre  vem ampliando seu foco editorial. A frase que nos sintetizava inicialmente era: “A cidade na sua mão”. Mudamos: agora nossa frase síntese é: “Comunicar para Empoderar”.  A logomarca foi criada pela agência Thesign.

 
 

Essa mudança foi estimulada por pesquisa que mostra a percepção do leitor em relação ao Catraca Livre, como um espaço que o ajuda nas mais diferentes áreas além da cultura: saúde, educação, consumo, meio ambiente, viagens, mobilidade, moda, gastronomia, cidadania ou até como cuidar dos filhos.

A escolha da palavra “empoderar” tem uma razão óbvia: significa fazer com que o leitor tenha mais poder sobre sua vida, usando a comunicação. Há também uma razão não óbvia: a palavra “empoderar” foi criada por um dos mais importantes educadores brasileiros – Paulo Freire. Ele a usou em um livro que, traduzido para o inglês, virou “empowerment”. Desde então, há um mal entendido. Não se sabe que essa palavra foi inventada no Brasil. Estamos assim recuperando uma justa autoria.

Simbolizando nossa mudança, lançamos hoje o novo logo do Catraca Livre. Uma identidade visual que reforça nossa ampla cobertura de assuntos, nosso posicionamento para a construção de cidades mais educadas, criativas e acolhedoras.

Além de uma agenda cultural a preço honesto, buscamos avançar na divulgação de informações que mostrem possibilidades acessíveis e de qualidade, virtuais ou presenciais, em todas as áreas da atividade humana: comportamento, passando pela saúde e mobilidade, até educação, esportes e consumo.