Prêmio Cidadão São Paulo 2014: Categoria Bem-Estar
Nos dois anos anteriores, o prêmio chamava-se Cidadão Sustentável. Com a ampliação do seu foco, abrangendo novas categorias, mudou agora para Cidadão São Paulo, com apoio da USP Cidades e Agência Tudo. Confira os indicados na categoria Bem-Estar.
1. Flávio Falcone
Durante a maior parte do tempo seu nome é Flavio Falcone, psiquiatra formado pela Universidade de São Paulo. Às sextas-feiras, no entanto, ele veste fantasia, coloca um nariz de bola vermelha, capricha na maquiagem e se transforma no palhaço Fanfarrone. Então, o divertido personagem vai às ruas da Cracolândia, região central de São Paulo, para interagir com os usuários de crack que habitam a região. Sua missão: tentar convencê-los a procurar tratamento para uma das drogas mais destrutivas e consumidas no país. Flavio Falcone, 35 anos, acredita que, vestido de palhaço, consegue estabelecer uma relação muito mais próxima com os dependentes químicos do que quando está vestido com o jaleco branco de médico.
2. Raí
Como jogador de futebol, Raí foi um dos principais jogadores da sua geração, sendo reconhecido na história de vários clubes e da Seleção Brasileira. Mas foi a sua atuação fora de campo, após encerrar a carreira, que mais trouxe benefícios à vida de milhares de crianças, adolescentes e jovens. O primeiro passo foi dado em 1998 com a fundação do Gol de Letra, projeto de destaque voltado à educação em regiões carentes e socialmente vulneráveis. O trabalho inicialmente desenvolvido na Vila Albertina, em São Paulo, e no bairro do Caju, no Rio de Janeiro, conquistou reconhecimento, atraiu parcerias, e acabou se espalhando para outras regiões do país. Ao longo do tempo, outros projetos relevantes também contaram com a participação ativa de Raí. Em 2006, ajudou a criar a associação Atletas do Brasil, a qual atua junto de outros atletas e ex-atletas para conquistar avanços sociais através do esporte. Também atuou, junto de empresários e ativadores culturais, para a revitalização da Cinesala Sabes, referência cultural no bairro de Pinheiros.
3. Drauzio Varella
Respeitado médico cancerologista, natural de São Paulo, nascido no ano de 1943. Durante 20 anos, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga.
Foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS no país, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil. Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Atualmente, faz o mesmo trabalho na Penitenciária Feminina de São Paulo. Além disso, dirige um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras na Amazônia, com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais e bactérias.
4. Thomaz Srougi
Thomaz Srougi é bacharel em Administração, com MBA pela University of Chicago Graduate School of Business (Escola de Negócios da Universidade de Chicago) e mestrado em Políticas Públicas pela University of Chicago Harris School of Public Policy (Escola Harris de Estudos em Política Pública da Universidade de Chicago).
Iniciou sua carreira no mercado financeiro e ocupou posições gerenciais na Ambev e Gafisa. Em seguida, participou do processo de criação, aquisição, reestruturação e IPO da Tenda. Fundou, no ano de 2011, o Dr. Consulta, um novo modelo de clínica que oferece à população, consultas médicas a preços reduzidos com o intuito de levar saúde com dignidade para pessoas de baixa renda.
5. Fábio Bibancos
É cirurgião-dentista graduado pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), especialista em Odontopediatria e Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva. É presidente voluntário da OSCIP Turma do Bem.Foi eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e é um Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países) desde 2007. O projeto Turma do Bem mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.