Xico Sá apoia Dilma e deixa a Folha

Xico Sá deixou a Folha por ter um artigo em que declarava seu voto a Dilma Rousseff (PT) barrado pela alta cúpula do grupo. É norma antiga no jornal vetar que seus funcionários e colaboradores declarem voto em suas páginas, exceto em espaços autorizados como a página 3.

Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha, confirmou que Sá saiu do jornal.

“Sim, Xico Sá pediu demissão da Folha. Em sua última coluna semanal, que seria publicada no sábado 11/10 no caderno Esporte, ele declarava voto num dos candidatos à corrida presidencial, o que fere a política do jornal, segundo a qual os colunistas devem evitar fazer proselitismo eleitoral em seus textos. Se quiserem, podem escrever artigo em que revelam seu voto e defendem candidatura na pág. A3 da Folha. Esta opção foi dada a Xico Sá, que recusou a oferta”, afirmou.

Na madrugada, porém, Xico Sá utilizou sua conta pessoal no Twitter para disparar críticas à candidatura de Aécio Neves e à “imprensa burguesa”, além de defender a petista, dizendo que “eu estou com meu povo”.

Não queremos aqui entrar na polêmica. Ambos lados têm argumentos respeitáveis. Deelarar voto não faz alguém menos honesto do que quem o mantém sob sigilo. São apenas regras de cada veículo de comunicação. Na imprensa americana, é comum jornais abrirem, em editorial, seu voto.
Nosso interesse é explicitar aos nossos leitores os 10 princípios básicos Catraca Livre e como se coloca nas eleições.

Não temos candidatos. Nem partido. Embora nossos jornalistas sejam livres, claro, fora do ambiente editorial do Catraca Livre, a expressar sua opinião pessoal nas redes sociais ou blogs. Sempre falando em nome pessoal.
Nestas eleições a nossa maior arma é empoderar você. Selecionamos ferramentas para te ajudar a conhecer, analisar e escolher um candidato de maneira consciente. Acesse