10 lugares para correr ou caminhar ao ar livre no Rio
Manter o corpo em movimento é um dos segredos para o equilíbrio da mente
Quer por em prática os planos de começar a correr e largar o sedentarismo de uma vez por todas, mas não sabe por onde começar? Não tem muita paciência para o ambiente de academia e para a esteira? Uma boa opção é calçar o tênis e ir para a rua correr ou caminhar!
Te ajudamos nessa missão listando 10 lugares onde é possível se exercitar ao ar livre. Fugindo do clichê da Orla Carioca, aterro e lagoa, a lista conta com locais como o Engenhão, o Parque Madureira e o Campo de Gericinó, em Nilópolis.
- 1 a cada 30 crianças tem autismo no Brasil, diz estudo
- Descubra o poder desta fruta contra o colesterol alto
- Estudo mostra que folato diminui o risco de câncer colorretal
- Vitamina que diminui o risco de câncer de intestino
- Quinta da Boa Vista
A antiga residência dos imperadores do Brasil, onde hoje funciona o Museu Nacional e o Rio Zoo, é uma ótima opção para corridas e caminhadas. O ambiente oferece opções de treino no asfalto, na grama e ladeiras. Os corredores costumam treinar durante a semana, pois aos fins de semana o local fica muito cheio.
Funcionamento: diariamente, das 07h às 18h.
- Maracanã
O entorno do estádio Jornalista Mario Filho, o Maracanã, reúne corredores, skatistas, patinadores e ciclistas. O local conta 1.800m, ideal para treinos curtos. Durante a semana a pista enche na parte da manhã e da noite, recomenda-se não frequentar em dias de jogos.
- Parque Madureira
O queridinho da Zona Norte, o Parque Madureira, também funciona como um local para se exercitar ao ar livre. O local ainda tem poucas árvores e pouca sombra, portanto, a dica é optar por horários de sol mais fraco ou a noite. Funcionamento: de terça à domingo, das 05h às 22h.
- Oliveira Belo
A rua localizada na Vila da Penha, na Zona Norte, é cortada por um córrego e conta com um pista de corrida no entorno dele. A parte da noite reúne o maior número de corredores no local, que tem 850 m, a volta completa tem 1,7km.
- Parque Natural do Gericinó
Localizado na Baixada Fluminense, com acesso em Nilópolis. O parque possui pista de corrida com marcações e uma bela vista. Antiga área militar, o acesso ao público foi liberado há poucos anos e acontece diariamente. A parte da manhã é a mais movimentada no Parque. O entrada fica na rua Antonio João Mendonça. Funcionamento: das 06h às 18h.
- Engenhão
Assim como o Maracanã, o entorno do Estádio Olímpico João Havelange também é ponto de corrida para muitos atletas amadores. Os frequentadores costumam se reunir no local no fim da tarde. A volta no estádio tem quase 2km.
- Bosque da Barra
O área verde tem 50 hectáres e várias opções de circuito de corrida. O entorno do parque possui 2.950m, sendo 2.900m em terra batida e 50m em paralelepípedo, plano e bem arborizado. Outra opção é explorar o miolo do parque, mais popular, com 1.600m de extensão. Esse percurso possui marcação de distância a cada 200 metros e o terreno é cascalho. Funcionamento: de terça à domingo, das 7h às 18h no horário de verão e até às 17h fora do período.
- Vila Militar
As ruas da Vila Militar, em Deodoro, reúne os amantes dos treinos na rua. Quem corre na Avenida Duque de Caxias conta com 2,5 km de pista.
- Pista Claudio Coutinho
Com uma bela vista da cidade, a pista localiza-se na Praia Vermelha e conta com 6,5km na extensão completa.
- Praça Paris
A praça localizada na Glória e próxima a Cinelândia, reúne os amantes da corrida durante a semana. Os corredores acompanham o percurso das grades da praça com seus 1,5km. Boa parte dos frequentadores são pessoas que trabalham nos escritórios no entorno da região.