10 projetos sociais colaborativos que você tem que conhecer em SP

Texto: Karina Mendes Brandão

Nos tempos atuais, a apatia e isolamento individuais, comuns aos habitantes de uma grande cidade como São Paulo, vai cada vez mais dando lugar a novas práticas colaborativas e solidárias, fortalecendo o relacionamento interpessoal e mudando a sociedade como um todo ao eliminar intermediários desnecessários para o processo.

Se você gostaria de fazer parte de algum dos movimentos e projetos que contribuem para a formação de uma cidade melhor e mais justa para todos, que tal conhecer os 10 que listamos aqui e que se destacam na capital paulista?

É claro que vale lembrar que não listamos todos os projetos, mas vale conhecer esses e, se for do seu interesse, buscar saber mais ações que não couberam na nossa lista. Eles estão relacionados, principalmente, à construção de espaços públicos agradáveis e que estimulem a convivência e apreciação da cidade, ao auxílio a moradores de rua através de objetos ou ações, que buscam reintegrar o sem teto a sociedade, e ao apoio a cães perdidos, abandonados ou maltratados.

Confira 10 projetos sociais colaborativos em São Paulo que vão te ajudar a acreditar na bondade e empatia das pessoas, por vezes tão esquecidas:

1. Entrega por SP

Foto: Divulgação

Em atividade desde julho de 2013, o projeto Entrega por SP surgiu a partir da necessidade de amenizar a experiência difícil de quem vive em situação de rua, especialmente em dias frios. No início, distribuía apenas cobertores – a primeira rota foi feita por 7 colaboradores e distribuiu 140 cobertores -, mas a iniciativa cresceu, atingiu mais colaboradores e, hoje, conta com 9 rotas e cerca de 150 voluntários por ação. Além disso, distribui não só cobertores, mas kits com pasta e escova de dente, alimentos como sanduíches e bolachas, preservativos, meias e sabonetes.

Principalmente por saberem que é um problema recorrente o dos moradores de rua, o projeto Entrega por SP busca, além de distribuir os itens, aproximar a população dos moradores de rua, buscando humanizar a cidade.

Se tiver interesse em conhecer o projeto, você pode aparecer para participar da próxima ação: sempre na última terça feira do mês, às 20h, na Praça Charles Miller.

2. Coletivo Ocupação Verde

Foto: Divulgação

Coletivo Ocupação Verde começou seu trabalho realizando oficinas itinerantes que tratavam de consciência ambiental em 2008. Atualmente, promove ações de caráter social, artístico, cultural e educativo a fim de conscientizar comunidades sobre a preservação do meio ambiente e promover alimentação saudável, melhorando a qualidade de vida das pessoas envolvidas.

3. Bela Rua

Foto: Divulgação

O projeto Bela Rua, que não tem fins lucrativos, nasceu da necessidade em transformar locais públicos em espaços de convívio social, arte, cultura e lazer. Praças, ruas e qualquer lugar tornam-se adequados para interação através de intervenções e projetos urbanos que os tornam atraentes aos transeuntes.

Bela Rua foi fundado em 2013 como uma ONG e utiliza como metodologia de trabalho o Placemaking, termo cunhado pela organização criadora do mesmo para destacar o trabalho de transformação de um espaço público com foco nas pessoas.

Um dos projetos já feitos pelo Bela Rua chama a atenção para as condições das calçadas. É o Curativos Urbanos, que acabou sendo replicado em várias cidades brasileiras e também no exterior.

Confira os próximos 6 itens na íntegra do texto!