Últimas notícias:
Loading...

12ª Virada Sustentável toma conta de SP com programação descentralizada

Com uma programação totalmente gratuita, evento acontece até 23 de novembro com muita arte, cultura e ações socioambientais

Até 23 de novembro de 2022

Todos os dias

Consultar programação do evento.

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Até o dia 23 de novembro, a 12ª Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade do país, contará com uma programação totalmente gratuita voltada para temas como consumo consciente, mudanças climáticas, meio ambiente, economia circular, responsabilidade socioambiental, e muito mais!

Segundo o realizador do evento, André Palhano, “pensamos numa programação que realmente despertasse curiosidade e interesse pelas mensagens propostas. É preciso que todos nós reflitamos sobre o futuro comum do nosso país e do mundo, de forma coletiva, inspiradora e plural”.

Projeção em empena de prédio na região da Avenida Paulista na Virada Sustentável 2021
Créditos: Alexandre Urch
Projeção em empena de prédio na região da Avenida Paulista na Virada Sustentável 2021

Entre os destaques da programação está uma ação de live painting e exposição no Parque Benemérito José Brás, na Zona Leste. Entre os dias 14 e 15 de novembro, artistas convidados farão intervenções em 17 cubos tridimensionais gigantes, cada um representando um dos objetivos determinados pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Além do live painting e da exposição, a ação também convida os visitantes a refletir sobre essas metas e objetivos globais, por meio da promoção de rodas de conversa com a especialista e ativista Fernanda Cabral, nos dias 18 e 19 de novembro.

A Virada também estará na FIC – Feira de Intercâmbio e Criatividade, na Praça Alexandre de Gusmão, próximo da Avenida Paulista, entre os dias 12 e 13 de novembro. O palco Virada Sustentável receberá atrações musicais como a Cia. Cabelo de Maria, o Sexteto Orquestra Mundana Refugi, RituShow, Trio Borogodó e Banda Mundial Carimbó.

Ainda sobre a programação musical, o Parque Linear Bruno Covas, recebe dentro da Virada 2022 o show do projeto Jazz na Kombi, uma proposta itinerante de música e interação social com o território, no dia 19 de novembro.

Já nas estações de metrô Jabaquara, Tucuruvi, Palmeiras – Barra Funda, Sé, República, Tatuapé, Vila Prudente, Paraíso, Clínicas e São Mateus pontos de coleta de resíduos eletroeletrônico ficam disponíveis até o dia 18 de novembro, numa ação em parceria com as empresas Green Eletron e Coopermiti.

Enquanto isso, a estação Trianon-Masp abriga até 11 de dezembro a exposição “CONSCIÊNCIA”, do ilustrador peruano Ivan Ciro Palomino, que explora pautas como educação, mudanças climáticas e liberdade de expressão.

A Virada também possui parte de sua programação voltada para o bem-estar e reflexões sobre a sustentabilidade do ser humano. O Espaço Eywa abre as portas nos dias 16 e 17 de novembro, para receber atividades como círculo do amor, cura e espiritualidade, e rodas de conversa sobre sustentabilidade praticada no dia a dia.

E fechando os destaques, o Teatro Sérgio Cardoso celebra o feriado nacional do Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, com os shows de Larissa Luz acompanhada de Anelis Assumpção, e da atriz e cantora Zezé Motta.

Confira a programação completa em viradasustentavel.org.br.