Universos geek e LGBT se unem na 1ª POC CON

A POC CON é uma feira de quadrinhos e artes gráficas protagonizada por artistas LGBT!

22 de junho de 2019

Das 10h às 19h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Os quadrinhos brasileiros estão vivendo uma época de ouro: centenas de novos talentos surgiram nos últimos anos e têm alcançado reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior e os eventos de quadrinhos tem se proliferado Brasil afora, junto com a febre dos grandes personagens de HQs se tornando “reais” em filmes de grande bilheteria. Neste cenário tão efervescente, muitos autores LGBT também estão despontando e trazendo novas cores à nona arte brasileira, por isso os artistas Mário César e Rafael Bastos Reis criaram a POC CON.

Arte produzida por Sandro Manesco, da série “Laços“, onde é contada a história de André, um rapaz comum, que sofreu no passado por ser LGBT e que, agora, luta contra os transtornos psicológicos causados por esse trauma
Créditos: Andre Manesco/reprodução
Arte produzida por Sandro Manesco, da série “Laços“, onde é contada a história de André, um rapaz comum, que sofreu no passado por ser LGBT e que, agora, luta contra os transtornos psicológicos causados por esse trauma

A feirinha pretende reunir e dar visibilidade aos talentos multicoloridos das artes gráficas em um evento aberto ao público na época da parada do orgulho LGBT de São Paulo, que acontece no dia 23 de junho, e arrasta uma multidão para a Avenida Paulista para celebrar as diversidades sexual e de gênero e reafirmar a luta por direitos de minorias marginalizadas.

Em tempos onde querem que meninas vistam rosa e meninos vistam azul, a POC CON celebra os quadrinhos e artes gráficas brasileiros em um espaço onde cada um pode usar livremente a cor que bem entender.

São 69 artistas expondo seus trabalhos em 50 mesas, além dos dois artistas que também são organizadores do evento. Rafael Bastos é criador do pornolhices com desenhos mais quentes, enquanto Mário escreve a HQ Bendita Cura sobre a vida de Acácio do Nascimento, um homem que foi submetido desde criança a diversos tratamentos em busca de uma suposta cura para sua homossexualidade. A lista dos autores que vão expor seus trabalhos pode ser conferida no site oficial da POC CON.

Além dos artistas independentes, editoras e outros lojistas também participam do evento, como a A Indievisivel Press, a Lote 42, a Banca Tatuí e o Studio de Tatuagem Mantra Tattoo, que patrocinam e vão estar presentes.

Para ajudar com os custos do evento, os produtores abriram uma lojinha com o Kit Gay da Poc Con, que conta com pôster oficial, cartela de adesivos, botom, bolachas de chope, ímã de geladeira e uma sacola. O kit está à venda neste link e vai ser entregue no dia do evento.

A POC CON acontece no sábado pré-parada LGBT de São Paulo, no dia 22 de junho, das 10h às 19h, no Osaka Naniwa-Kai. O evento tem entrada gratuita.