26º Cultura Inglesa Festival recebe Paula Lima e Liniker

Festival tradicional tem shows, filmes, peças e oficinas, tudo de graça! Saca só:

O Cultura Inglesa Festival (CIF) chega à sua 26ª edição com shows, exibição de filmes, espetáculos de dança, teatro e poesia, além de oficinas, permeados por debates e diálogos sobre temas da atualidade. O destaque fica para o show de Paula Lima convidando Liniker no CCSP, mas se liga que tem muito mais até dia 18 de junho!

O evento fala da importância do intercâmbio de idiomas entre a língua portuguesa e inglesa com atrações presenciais, híbridas e outras totalmente digitais – ah, e tudo de graça.

26º Cultura Inglesa Festival: Paula Lima recebe Liniker em apresentação no Centro Cultural São Paulo
Créditos: Divulgação
26º Cultura Inglesa Festival: Paula Lima recebe Liniker em apresentação no Centro Cultural São Paulo

Confira as atrações deste 26º Cultura Inglesa Festival:

Mostra Cinema Novo Britânico
Até 28/05, entre 16h e 20h
Cinemateca Brasileira
Ingressos distribuídos na bilheteria 1 hora antes de cada sessão

Mostra exibe 12 filmes de cineastas britânicos revolucionários das décadas de 50 e 60 que misturaram neorrealismo, linguagem experimental e personagens anti-heróis. Destaque para os longas, estão “Almas em Leilão” (“Room at the Top”), de Jack Clayton; “Se…” (“If…”); “O Mundo Fabuloso de Billy Liar” (“Billy Liar”), de Lindsay Anderson; e “A Mulher que Pecou” (“The L-Shaped Room”), de Bryan Forbes.

CIF Day
03 e 17/06, das 14h às 17h
Unidades da Cultura Inglesa (Santo André dia 3 e Vila Mariana dia 17)

Atrações abertas ao público que incluem oficina de moda com o estilista e pesquisador da área Uriel Orttiz; customização de camisetas com inspiração na artista britânica Vivienne Westwood; palestra interativa com o roteirista, diretor de teatro e autor do perfil @seriedasemana no Instagram, Rodrigo Haddad; e uma aula-show com a cantora, escritora e professora de inglês Blubell.

Othelito
20 e 21/06, às 17h
Teatro Cultura Inglesa Pinheiros
Ingressos deverão ser retirados na bilheteria uma hora antes do espetáculo

Peça de teatro montada pela Cia. Vagalum Tum Tum, que usa o humor da commedia dell’arte italiana e o olhar do palhaço para criar uma versão infantil de livre inspiração para a aclamada obra “Otelo”, do escritor e dramaturgo inglês William Shakespeare. A peça é ganhadora do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte 2007 e FEMSA 2007 de Melhor Texto Adaptado.

Paula Lima com participação de Liniker
02/06, às 21h
Centro Cultural São Paulo
Ingressos distribuídos na bilheteria 1 hora antes

O repertório traz releituras e autorais, todas cantadas em inglês e com referências à black music, com participação especial da cantora e compositora Liniker, vencedora da categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira no Grammy Latino 2022. O conteúdo ficará disponível on demand na plataforma do festival de 03 a 18 de junho.

Aula Aberta de DanceAbility
02/06, das 12h às 15h
Centro Cultural São Paulo

Aula gratuita no foyer do CCSP ministrada por Neca Zarvos e Priscila Jorge, do Núcleo Dança Aberta, baseada no método de dança DanceAbility. As inscrições, que devem ser realizadas até o dia 29 de por este link, serão validadas e comunicadas por e-mail e/ou telefone entre os três dias que antecedem a aula.

3º Slam do CIF
03 e 04/06, às 14h e 16h
Online na plataforma do evento

O 26º CIF realizará o 3º campeonato de Slam da Cultura Inglesa, com coordenação da atriz e slammer Roberta Estrela D’Alva. A disputa é dividida em duas categorias – Slam CI Inglês e Slam CI Português -, e terá um júri designado pela Cultura Inglesa para avaliar a performance dos participantes que se inscreveram na competição e definir os vencedores.

Vivienne
09/06, às 21h
Centro Cultural São Paulo

A atriz e apresentadora Monica Iozzi se une à historiadora, modelo e influencer de moda La Robertita para homenagear e celebrar o legado da icônica estilista britânica Vivienne Westwood (1941-2022). Com dramaturgia da roteirista Vana Medeiros, a performance é construída a partir de uma seleção de entrevistas com Vivienne, em diferentes fases de sua carreira, e é encenada através de uma conversa fictícia entre uma jornalista de moda (La Robertita) e Vivienne (Monica Iozzi). O conteúdo ficará disponível on demand de 10 a 18 de junho na plataforma do festival.

The Hot One Hundred Choreographers
10/06, às 21h
Centro Cultural São Paulo

Projeto criado pelo coreógrafo Cristian Duarte e lançado no 15º Cultura Inglesa Festival, tendo sido posteriormente vencedor do Prêmio APCA de Criação em Dança e exibido em festivais e programações no Brasil e no exterior. Nele, o autor se inspira na obra do artista escocês Peter Davies para montar sua lista particular de cem artistas e, a partir daí, constrói um solo coreográfico onde a dança é permeada pelo trânsito de referências e memória do corpo.

Antígona, Interrompida
14 a 15/06, às 20h
Sesc Belenzinho
R$ 10 a R$ 30

Produção de sucesso do grupo Scottish Dance Theatre, a clássica tragédia de Antígona é revisitada e traduzida para os tempos de hoje pelo bailarino e diretor artístico Joan Clevillé. Usando como linguagens a dança e a performance, ele constrói um solo que reimagina a tragédia grega pelo corpo e pela voz da aclamada performer Solène Weinachter.

Além do espetáculo, o Scottish Dance Theatre vai oferecer uma oficina gratuita de acessibilidade integrada para espetáculos, em um ensaio aberto no dia 15/06, das 15h30 às 17h. Os interessados devem se inscrever por este link.

Drama for Change
17/06, às 20h, e 18/06, às 16h
Teatro Cultura Inglesa Pinheiros

O projeto realizado em parceria com o Playwrights’ Studio da Escócia, a dramaturga e roteirista Vana Medeiros (Brasil) e a escritora e performer Hazel Darwin-Clements (Escócia) desenvolveram textos de peças curtas sob o tema “Justiça Climática”, através de um processo colaborativo e de escuta com jovens estudantes da Cultura Inglesa.