AIC realiza novo ciclo de palestras online sobre o mercado audiovisual em maio

Ciclo de palestras aborda desde os desafios da fotografia subaquática até a participação das mulheres negras no cinema

Dando continuidade ao ciclo de palestras online pensadas para apoiar o movimento #FiqueEmCasa, a Academia Internacional de Cinema (AIC) apresenta no mês de maio mais duas temáticas sobre criação e o mercado audiovisual.

A programação gratuita rola entre os dias 13 e 20 de maio, sempre às quartas-feiras, a partir das 18h30, com transmissão ao vivo no Instagram da AIC. Entre as temáticas deste ciclo estão a fotografia subaquática e a participação e a construção da imagem das mulheres negras no cinema.

Vale lembrar que a Academia Internacional de Cinema também está realizando seu Cineclube, às quintas-feiras. As transmissões acontecem no canal da AIC no YouTube, sempre a partir das 18h30.

Confira a programação do Ciclo de Palestras

No dia 13 de maio, o diretor de fotografia subaquática Lucas Pupo fala sobre as aventuras e desafios da profissão. Com quase 20 anos de carreira, Pupo é fotógrafo, produtor, mergulhador e sócio da LiquidoPhoto, empresa especializada em projetos subaquáticos, além de ter sido premiado em Cannes com um Emmy Award de Outstanding Camera Work.

E seu currículo constam participações em documentários como “Vida Selvagem”, de Lawrence Wahba, e a responsabilidade de fazer as imagens subaquáticas dos longas “Aos Teus Olhos”, de Carol Jabor, e “Praia do Futuro”, de Karim Ainouz.

No dia 20 de maio, é a vez da diretora Viviane Ferreira e da diretora de fotografia e professora da AIC, Lílis Soares, falarem sobre a participação e a construção da imagem das mulheres negras no cinema.

Viviane Ferreira é diretora e roteirista, formada pelo Instituto Stanislavisck
Créditos: Divulgação | AIC
Viviane Ferreira é diretora e roteirista, formada pelo Instituto Stanislavisck

Viviane é diretora e roteirista, formada pelo Instituto Stanislavisck. Em seus trabalhos mais recentes assina a co-direção do longa “Pessoas: Viver Para Contar” (2019),  produzido pela Casa Redonda; e a direção e roteiro do longa “Um Dia Com Jerusa” (2019),  produzido pela Odun Filmes.

Lílis Soares é formada em Direção de Fotografia pelo Institut International de l’Image et du Son, na França, e em Rádio e TV pela UFRJ
Créditos: Divulgação | AIC
Lílis Soares é formada em Direção de Fotografia pelo Institut International de l’Image et du Son, na França, e em Rádio e TV pela UFRJ

Já Lílis Soares é formada em Direção de Fotografia pelo Institut International de l’Image et du Son, na França, e em Rádio e TV pela UFRJ. Atuou em projetos voltados para mídia digital, TV e cinema em países como Brasil, França, Rússia, Suíça, Itália, Angola e República do Congo. Além de ser professora de direção de fotografia da Academia Internacional de Cinema no Rio de Janeiro.