Alex Atala indica os lugares que ele ama em São Paulo
O chef deixa a gastronomia um pouco de lado para eleger os lugares que fizeram ele se apaixonar pela capital paulista
O chef de cozinha Alex Atala, do restaurante DOM, foi convidado pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos! Ele deu dicas de espaços que marcaram sua infância e sua relação com São Paulo, já que ele nasceu e cresceu fora do centro da cidade. Se liga:
- CONJUNTO NACIONAL
Av. Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo – SP
www.condominioconjuntonacional.com.br
De acordo com Atala, a Avenida Paulista era como um “portal” de entrada na capital paulista. E, o Conjunto Nacional sua maior referência, já que era ali que desembarcava do ônibus vindo de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Além de contar com um café, um cinema e a grande loja da Livraria Cultura, o prédio ainda tem um jardim suspenso com vista para a Paulista. “O Conjunto Nacional era onde eu descia do ônibus, era pisar em terra, num solo querido, numa pátria”, relembra Atala. “O ufanismo existia e até hoje quando eu passo pelo Conjunto Nacional eu não consigo não sentir esse momento”.
- SESC POMPEIA
R. Clélia, 93 – Água Branca, São Paulo – SP
www.sescsp.org.br/pompeia
Outro lugar indicado pelo chef é o Sesc Pompeia. Quem adora curtir shows, exposições e teatro por um preço acessível, esse é o lugar certo. A cultura ferve lá dentro.
O lugar faz parte da trajetória cultural do chef e possui um lugar de destaque dentro da sua memória. “Existia um programa que chamava Fábrica do Som no Sesc Pompeia, que o Tadeu Jungle apresentava. Foi lá que eu conheci o punk rock”, conta Atala. “O Sesc Pompeia também é um marco na minha vida. É um ícone de cultura na minha vida”.
- HORTO FLORESTAL
Rua do Horto, 931 – Horto Florestal, São Paulo – SP
www2.ambiente.sp.gov.br/hortoflorestal
O Horto Florestal para Atala era como viajar sem sair da cidade. O parque é um lugar ideal para quem busca dar um tempo na rotina corrida, curtindo a natureza e um pedacinho da Mata Atlântica, com lagos, bicas e outros espaços de lazer. O parque também preserva várias espécies de pássaros e mamíferos, como tucanos, maritacas, esquilos e capivaras.
“Eu tenho um carinho grande pela Zona Norte, que vem de um outro lado da minha vida, que talvez seja das viagens de estar perto da natureza que é o Horto Florestal”, diz Atala. “Ir ao Horto era sair de São Paulo. Não fisicamente, mas é estar dentro da Mata Atlântica. Eu me lembro perfeitamente de andar com o meu avô dentro do Horto Florestal e ele falar “Assim que é lá no mato!”.
O Colaí Indica é um quadro do programa Colaí, da Catraca Livre, que entrevista celebridades para descobrir seus rolês favoritos, seja em São Paulo ou em outras cidades do Brasil.