“AVAV [20] aúdiovisualaovivo” reúne artistas contemporâneos no Epicentro Cultural

Por: Catraca Livre

O Epicentro Cultural recebe nesta quinta, 18, a partir das 19h o AVAV / audiovisual aovivo – uma mostra mensal, brasileira, que há mais de um ano vem gerando um mapeamento amplo do que tem sido produzido por artistas ligados às várias vertentes da performance audiovisual em tempo real.

Com entrada Catraca Livre, o evento já recebeu mais de 37 artistas no decorrer das 19 edições.

A iniciativa é uma multiplataforma para apresentações audiovisuais disparadas ao vivo. é uma mostra mensal, brasileira, que há mais de 1 ano vem gerando um mapeamento amplo do que tem sido produzido por artistas ligados às várias vertentes da performance audiovisual em tempo real.

Confira a programação:

– 20h: início das apresentações, mas a casa abre com intervenções e interferências de Astronauta Mecanico (curadora): permeando os intervalos das 19h45 às 23h.

– 20h às 20h40: representa corisco 2013 – são paulo

artista: vj eletroiman

O Projeto Representa Corisco está em desenvolvimento desde o ano de 2003 e tem como objetivo propor reflexões críticas sobre as relações políticas e sociais nas grandes metrópoles contemporâneas. O projeto se caracteriza por uma narrativa audiovisual baseada em conceitos da cultura popular brasileira e ícones visuais relacionados com o universo do cangaço e um dos seus personagens: Corisco.

– 20h50 às 21h30: ineficiências randômicas

artista: pirarucuDuo

A performance áudio-visual intitulada “Ineficiências Randômicas” toma como ponto de partida a exploração do material digital como pressuposto estético, utilizando desse meio como material e tema a ser apresentado. A peça então transita por diversas cenas e gestos audiovisuais, variando ora entre momentos ‘ritmo-matemáticos’ e ora orgânicos, a partir de sons e visuais que referenciam ao universo digital. Assim, o repertório da peça é rico, passando por geométricos 3d, sistemas de partículas, grids e, no âmbito sonoro, pelo universo da música ‘microsound’, drone e eletroacústico.

– 21h40 às 22h: as fumaças…momento 1 (in progress)

artista: Rogério Salatini

A partir dos vídeos e dos sons compostos pelo artista, e da presença do corpo, instauram-se ambientes e percorrem-se sucessões de momentos estéticos, que despertam diferentes sensações no público.
A poética do trabalho investiga as fragilidades envoltas na armadura que é o corpo, uma maneira aberta.

– 22h10 às 22h30:  estr[e]la

artista: Tomaz Klotzel

Trilogia é formada pelas performances Tempestade, BlakeBeat e Est[r]ela. As três obras foram concebidas ao longo de 4 anos de pesquisa, e sua conclusão completa um ciclo que buscou amalgamar o emocional e a arte tecnológia, dando-lhe sentido essencial e fundamentalmente humano.

– 22h40 às 22h50: meditango

artista: mariana coggiola
iluminação / joão noronha

“O tango é um pensamento triste que se pode dançar”
-Discépolo
Meditango busca evocar um paralelo evidente entre as essências do tango e do pole. De título homônimo à canção de Piazzolla, a ação adiciona ao conceito híbrido da obra o movimento em tensão vertical e a alusão à fantasmata de Domenico da Piacenza.

– 23h às 23h10: volt

artistas: fabricio branco + maíra onaga
participação especial: astronauta mecanico + joão noronha

Performance de acrobacia aérea com manipulação de imagem e acompanhamento musical. Dois artistas desenvolveram suas acrobacias separadamente e em conjunto, ao mesmo tempo que interagem com as imagens projetadas sobre eles em uma atmosfera musical criando sensação de Adrenalina, tensão, serenidade, liberdade e leveza para os espectadores.