BatucAfro presta homenagem a orixá no Itaim Paulista

Neste sábado, 10 de junho, a partir das 17h, acontece a 42ª edição do BatucAfro. O festival, realizado no Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, conta com diversas apresentações de música, cinema e dança, entre outras que valorizam as tradições culturais e religiosas de matrizes africanas. Toda a programação tem entrada Catraca Livre.

O BatucAfro surgiu do encontro de grupos e pessoas que trabalham com a cultura popular e afro-brasileira para celebrar, compartilhar experiências e se fortalecer. O evento deste ano presta homenagem ao orixá Omulu e Obaluayê, saudando o senhor das palhas, Rei Dono da Terra, com apresentações de coco, maracatu, ciranda e samba reggae.

Integrantes do BatucAfro

Na abertura do festival, acontece a exibição do filme “Mulheres negras: Projetos de Mundo”, da cineasta Day Rodrigues. Em seguida serão realizadas diversas apresentações, dentre elas do Maracatu Ouro do Congo, grupo da zona sul de São Paulo, filhos das nações maracatu Porto Rico e Encanto de Pina.

O BatucAfro também conta com a participação da recifense Joana Cavalcante, da Nação Encanto do Pina, primeira e única mestre de uma nação de maracatu, líder do Baque Mulher e do grupo de coco de terreiro Mazuca da Quixaba.

A programação ainda recebe representações do orixá por Pollyana Almïe, contação de histórias por Wellingtom Braga e uma exposição de artesanatos de Aso Ogé.

Mais eventos descentralizados:

Agência Mural

Em parceria com Agência Mural

A primeira agência de notícias, informação e inteligência sobre as periferias e feita pelas periferias de São Paulo.

Compartilhe: