Bueno Brandão: cidade mineira com cachoeiras perto de São Paulo
Bueno Brandão, a 185 km de São Paulo, ou cerca de três horas de carro, rende uma viagem de final de semana deliciosa e cheia de surpresas. Das cidades mineiras da Serra da Mantiqueira, ela é uma das menos conhecidas, e o blog Porta de Embarque foi lá conhecer. Suas paisagens de morros suaves, onde brotam dezenas de cachoeiras, são tão bonitas quanto as de outras cidades bem mais famosas da região, como Monte Verde ou Gonçalves.
A primeira surpresa é o próprio caminho até Bueno Brandão. A estrada estreita e sinuosa que parte da vizinha Socorro (SP) exibe um cenário pra lá de bucólico. Quando você vir apenas fazendas em ambos os lados da pista, vacas pastando e encostas tomadas por plantações de café, é sinal de que já cruzou a fronteira de Minas Gerais e está chegando a Bueno Brandão.
Para ir entrando no clima pacato da região e observar melhor a paisagem, convém desacelerar o carro. Isso também ajudará a evitar os buracos da pista, que não são poucos. Após uma curva, avista-se a cidade, pequenina, no cocuruto de uma colina, cercada de araucárias.
Mesmo com o passar das décadas, é provável que pouca coisa tenha mudado em Bueno Brandão, que continua minúscula e tranquilíssima. Tem apenas dez mil habitantes. Sua via principal tem o curioso nome de Rua da Saudade e termina na bela praça central, onde fica a Igreja de Nosso Senhor do Bom Jesus. As ruas, a maioria ladeiras, são de paralelepípedos. Semáforos não há. Engarrafamento então ninguém nunca viu por ali. Trânsito só acontece quando a charrete do leiteiro, que traz leite direto da fazenda para as casas dos moradores, estaciona bem no meio do caminho, bloqueando a passagem. Afinal, encostar na calçada para quê se quase não passa carro algum.
As muitas cachoeiras de Bueno Brandão
Para o visitante é importante saber que no entorno da cidade há 32 cachoeiras (catalogadas). A maioria pode ser visitada. Algumas são fáceis de chegar, como a do Sossego, Félix, Machado I e Machado II, que têm acesso fácil a partir da estrada para Socorro. Ficam todas a menos de 800 metros da pista, nem é preciso caminhar por trilhas. A do Félix é bem bonita e estruturada, com barzinho e escadaria para chegar até a beira da água. A do Machado II, com 75 metros de queda, também é muito bonita e vale a pena conhecer.
A mais visitada é a Cachoeira dos Luis, uma das maiores da região com quase cem metros de altura. Fica a 18 km do centrinho da cidade, seguindo por estradas de terra.
Continue lendo para saber de mais cachoeiras, restaurantes, passeios e pousadas de Bueno Brandão.