Cantinhos arretados em SP para se lembrar do Nordeste

07/10/2016 15:57 / Atualizado em 24/07/2024 23:17

Já dizia o poeta: “Há mais coisas entre um oxe e um mêo do que sonha a nossa vã filosofia”. Não tem quem explique a conexão São Paulo-Nordeste: DUVIDO que exista um paulistano que não ame a parte mais ~quente~ do Brasil, ou um nordestino que não tenha ficado instigado pela Pauliceia.

Em comemoração ao Dia do Nordestino, celebrado em 8 de outubro, selecionamos alguns cantinhos arretados na capital paulista para sentir um gostinho de lá – na culinária, na dança, na música e nos costumes. Afinal de contas, o que seria de nós, em São Paulo, sem o calor do Nordeste?

Oxe! Existe Nordeste em SP, sim!

A esquina mais colorida de Pinheiros, quiçá de São Paulo! Muito amor, dendê e toda a saborosidade da comida baiana num lugar agradável. A decoração é toda cheia de namoradeiras nas janelas e os pratos são uma delícia! Destaque para a moqueca de dourada e o bobó de camarão, que têm preços ótimos no almoço durante a semana: o prato serve muito bem duas pessoas e custa R$ 44.

Bobó de camarão do Consulado da Bahia
Bobó de camarão do Consulado da Bahia

Rua dos Pinheiros, 534 – Pinheiros
(11) 3085-3873

—————————————–

Quando bate a saudade de painho e mainha é hora de reunir se aprumar e ir ao CTN comer um baião de dois e dançar forró! Há 25 anos, o Centro de Tradições Nordestinas cumpre esta missão de abraçar e acolher sotaques, cores e sabores da região mais arretada do Brasil. Fique de olho na agenda do local, já que eles sempre realizam festivais gastronômicos, festas, shows e demais atrações.

Rua Jacofer, 615 – Jardim Pereira Leite
(11) 3488-9400

—————————————–

Numa esquina da Bela Vista, com cara de buteco, o Rancho Nordestino vai te ganhar facinho, facinho. Tem mesas pra fora, dentro e no subsolo e a cerveja mais gelada das redondezas. Mas o importante mesmo é o baião de dois, bem temperadinho e com uma carne de sol absurda. Serve três pessoas, que podem ficar mais satisfeitas ainda se pedirem uma porção pequena de farofa de carne seca para acompanhar!

Baião de dois
Baião de dois

Rua Manoel Dutra, 498 – Bela Vista
(11) 3106-7257

——————————————

Dizem por aí que é a casa mais gostosa pra dançar forró em São Paulo! Será? Só vai descobrir quem for arrastar a chinela! A casa recebe diversos nomes da recente nova safra do forró e, por vezes, consagrados nomes do gênero como Dominguinhos, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Chico César, entre outros. Ambiente aconchegante, área externa aberta e teto móvel dão o charme da casinha.

Canto da Ema
Canto da Ema

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 364 – Pinheiros
(11) 3813-4708

—————————————–

  • Recanto do Nordeste

Em plena Liberdade, bairro conhecido pela cultura japonesa, fica este cantinho arretado. Comidas típicas, como baião de dois e carne seca – desfiada, na moranga, no escondidinho -, aquele forrozinho ao vivo e uma pista de dança. Apaixonados pelo Nordeste não podem deixar de conhecer o Recanto!

Recanto do Nordeste
Recanto do Nordeste

Rua São Joaquim, 571 – Liberdade
(11) 3207-0728 / 3275-5333

—————————————–

O Restaurante Baião Brasil é especializado em culinária nordestina e brasileira. São destaques o baião de dois e o escondidinho, o saboroso bobó de camarão, as generosas moquecas e a carne de sol com mandioca – além de especialidades como a picanha na chapa com feijão de corda. É pra comer que se acabar!

Rua Dr. Cesário Mota Jr., 299 – Vila Buarque
(11) 2614-3210

—————————————–

Sem frescura! O Tabuleiro é uma singela portinha, um misto de restaurante e bar comandado pelas baianas mais arretadas de São Paulo: as irmãs Fátima e a Miri. Como o próprio nome sugere, a estrela da casa é o acarajé – o famoso bolinho de amor para comer com as mãos, quentinho, crocante por fora e macio por dentro, daqueeeele jeito. Ah, mas a casa só aceita dinheiro, viu!

Tabuleiro do Acarajé
Tabuleiro do Acarajé

Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 611 – Vila Buarque
(11) 96534-3931

—————————————–

Diretamente dos anos 80! O Andrade começou como um buteco de comida nordestina, o que, na época, era difícil de encontrar na cidade. Hoje, três décadas após ter viajado por vários estados do Brasil a fim de conhecer melhor a culinária típica do nordeste, o local é referência no assunto. No almoço de domingo rola música ao vivo – forrozinho pé de serra, é claro! -, bem como nos jantares de quinta a sábado.

Rua Artur de Azevedo, 874 – Pinheiros
(11) 3085-0589 | 3064-8644

—————————————–

  • Largo 13 de Maio – Santo Amaro

Conhecido como Largo 13 para os íntimos, o local é uma “filial do Nordeste”! Lá é um centro de comércio popular do bairro, sobretudo de itens da cultura nordestina. Dá pra encontrar de tudo e mais um pouco no que se refere a produtos nordestinos: comidas, objetos, artesanato e muito mais!

Igreja matriz de Santo Amaro, no Largo 13
Igreja matriz de Santo Amaro, no Largo 13

—————————————–