Bauhaus: o centenário da escola de design mais influente do mundo

Escola de artes criativas promove bate-papo gratuito em comemoração aos 100 anos da escola de design mais famosa do mundo

16 de abril de 2019

19h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

No mês de abril, a maior escola de design do mundo completa 100 anos e motivos pra comemorar são muitos. Você pode não saber exatamente o que foi essa escola, mas certamente foi, ainda é e será impactado por ela. Por isso, para comemorar essa data tão especial, a Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC) convida para um bate-papo sobre esse movimento que revolucionou o mundo da arquitetura e do design. Será na próxima terça-feira, 16, às 19h, que Julio Mariutti e Celso Lima falarão sobre o legado da Bauhaus, a importância das pedagogias revolucionárias soviéticas na fundação e como esse movimento nos influencia até hoje.

Mulher com máscara de Oskar Schlemmer na poltrona Wassily, de Marcel Breuer, 1926
Créditos: BAUHAUS-ARCHIV BERLIN
Mulher com máscara de Oskar Schlemmer na poltrona Wassily, de Marcel Breuer, 1926

Bauhaus foi uma escola de artes fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, na Alemanha. Ela revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto. Foi pioneira na visão da interdisplinaridade das artes reunindo todas elas, entre as quais, arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. Linhas retas, geometrização das formas e simplificação dos volumes são caracteríscas marcantes.

Quer saber mais? Ainda dá tempo de se inscrever. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante inscrição pelo site. Vagas limitadas, sujeito à lotação do espaço.

Sobre a EBAC

A EBAC é um centro de ensino inovador que oferece cursos de graduação, especialização e iniciação nas áreas de arte, design, computação gráfica e audiovisual. Possui parceria com a Universidade de Hertfordshire, uma das mais conceituadas instituições do Reino Unido.