5 praias selvagens permanecem escondidas no Rio

Acessíveis por trilha ou barco, as praias ficam na Zona Oeste

Por: Redação

A Zona Oeste da cidade esconde um tesouro desconhecido para muitos cariocas. Na região, mais precisamente em Barra de Guaratiba, estão as cinco praias da orla do Rio de Janeiro classificadas como selvagens. As praias dos Búzios,  do Perigoso,  do Meio,  Funda e  do Inferno são acessíveis apenas por  trilha ou barco.

Reprodução
Praia de Búzios

“São classificadas como selvagens porque nada foi alterado no traçado delas. Não possuem quiosques ou qualquer outro vestígio de urbanização”, explica Cláudio Novaes. Ele é autor do livro Praias Cariocas, que mapeia as 71 praias da orla do Rio, informando extensão, formas de acesso e infraestrutura, com fotos de todas elas.

O acesso às praias é feito pela mesma trilha, iniciada na Praia de Guaratiba, na rua Parlon Siqueira, quase chegando a Praia do Canto. “Subindo a rua, encontramos o caminho do Perigoso, trilha que dá acesso às praias. Existe uma bifurcação depois de cerca de 40 minutos de caminhada, para um lado temos as praias do Perigoso e dos Búzios e para o outro praia do Meio, funda  e do inferno”, indica Cláudio.

Reprodução
Praia do Inferno

O tempo para  chegar às praias, depende do condicionamento físico de cada um e do peso que será carregado. A trilha é considerada moderada. Quem preferir ir de barco, pode encontrar barqueiros saindo da Praia do Canto, em Barra de Guaratiba. O preço muda de acordo com o número de pessoas, percurso e tamanho da bagagem.

Reprodução
Trilha de acesso às praias

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.