Cinefantasy: festival exibe filmes inéditos em sessões gratuitas!

Com 119 filmes na programação, Cinefantasy tem entrada gratuita nos seis dias de festival

Por: Redação
Até
08
de setembro 2019
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Confira os horários na programação

A partir do dia 3 de setembro, o MISMuseu da Imagem e do Som de São Paulo abre suas portas para mais uma edição do CinefantasyFestival Internacional de Cinema Fantástico!

Durante seis dias, serão exibidos 119 filmes de 26 países, a fim de explorar o fantástico nas mais diversas formas, dimensões paralelas, antimatéria, espectros, mitos, lendas, detalhes estranhos na rotina do dia a dia e até a criação de novos mundos.

cena do filme morto não fala que abre o festival internacional de cinema fantástico em são paulo
Crédito: ReproduçãoEm ‘Morto Não Fala’ Stênio é plantonista noturno no necrotério de uma grande e violenta cidade. Em suas madrugadas de trabalho, ele nunca está só, pois possui um dom paranormal de comunicação com os mortos

O evento ainda prepara uma homenagem a José Mojica Marins, o Zé do Caixão, com a criação do troféu que leva o seu nome, uma replica da sua famosa mão, que é entregue aos vencedores de cada categoria da mostra.

Abre a programação do evento um longa nacional inédito, “Morto Não Fala”, de Dennison Ramalho, que conta com os atores Daniel Oliveira, Fabíula Nascimento, Marco Ricca e Bianca Comparato no elenco.

O Festival Internacional de Cinema Fantástico também promove as mostras “Mulheres Fantásticas“, sessão “Espanha Fantástica”, “Sessões Especiais” e atividades inclusivas, com workshop stop motion com monstros animados para crianças com deficiência física da AACD e sessões com legendas descritivas.

cena de renascida filme da mostra de cinema fantástico cinefantasy
Crédito: ReproduçãoNo estadunidense ‘Renascida’, uma menina, que nasceu natimorta, é raptada do hospital pelo funcionário do necrotério e trazida de volta à vida através de uma carga eletrocinética

SUPER TELÃO: CINEMA AO AR LIVRE EXIBE DO CLÁSSICO AO NOVO EM TELA DO TAMANHO DE UMA QUADRA DE TÊNIS

A mostra competitiva ainda apresenta 115 filmes, todos inéditos no circuito comercial. Um dos destaques é a criação da mostra “Fantástica Diversidade“, que recebe filmes com a temática LGBTQ+.

Mostra Competitiva

Principal mostra do evento apresenta o cinema fantástico mundial contemporâneo trazendo filmes de diversos países e diferentes culturas.

Os filmes da mostra competitiva são um convite ao público para imaginar como seria a realidade se fosse alterada. Entre os destaques, está a criação da mostra “Fantástica Diversidade” com curadoria do diretor Hsu Chien, que traz filmes sobre diversidade sexual, com oito títulos de sete países.

A Trava das Trevas“, do brasileiro Eduardo Boone, concorre na mostra “Fantástica Diversidade“. O filme conta a história de Rick e Cléia, um casal que aluga uma casa e, ao chegarem, encontram Charmuta, a dona do imóvel, ela lhes conta a terrível história de um assassinato que se passou há muitos anos na casa, desde então estranhos fatos começam a acontecer.

Outro destaque da competitiva é o aumento de 185% em relação a edição de 2018 do número de mulheres inscritas no Cinefantasy. São 11 títulos da mostra competitiva em que as mulheres estão na direção.

cena do filme de Julija Kova desilusion
Crédito: Reprodução‘Desilusão’ é um filme letônio de Julija Kova

Dos filmes com direção feminina, destacamos o brasileiro “Amniogênese”,de Rose Panet, que aborda o ponto de vista metafísico da morte, e o letônio “Desilusão”, de Julija Kova, em que uma jovem está pronta para fazer qualquer coisa para ficar com seu amor.

Cinema Fantástico Brasileiro

A produção audiovisual brasileira é representada por 39 filmes. Além de “Morto Não Fala”, que abre a programação do CineFantasy, o longa nacional “A Noite Amarela”, do diretor paraibano Ramon Porto Mota, é exibido no dia 6 de setembro, às 20h.

Já a animação curitibana de Tulio Viaro, “O Bem-Aventurado” estreia no dia 3 de setembro, às 16h, enquanto o documentário “Fakir“, da diretora Helena Ignéz, exibido pela primeira vez em uma mostra competitiva, ganha sessão no dia 4 de setembro, às 19h.

Os curtas brasileiros estão presentes em todas as sessões, exceto na mostra “Espanha Fantástica“.

Falando em Espanha…

Já não é de hoje que a Espanha se destaca como o país da nova era do cinema fantástico e dessa forma não é novidade que o país foi o segundo com maior número de inscritos na 9ª edição do Cinefantasy.

Foram 18 selecionados para as mostras competitivas de curtas-metragens, com destaque para a sessão “Espanha Fantástica“, que traz o que há de melhor no cenário atual do gênero do país, como “Avô”, de Trueba & Trueba, que narra o dia de Carmen que percebe algo não-tão-extraordinário acontecendo em seu dia: a sociedade egoísta em que vivemos, em breve, tornará realidade a sociedade distópica de “Avô”.

cena de avô curta espanhol de Trueba & Trueba
Crédito: ReproduçãoO curta espanhol “Avô” traz um suspense em cima de uma distopia

Outro filme imperdível dessa mostra é “Meu irmão Juan“, de Cristina e Maria José Martín. O filme conta a história de Ana, uma menina de 6 anos que está fazendo terapia infantil. Através de jogos, ela conta à psicóloga sobre sua família e, especialmente, sobre seu irmão Juan, o que fazem e o que têm vivido juntos. Mas as coisas não são o que parecem…

Sessões especiais

O Cinefantasy homenageia o ator Sérgio Mamberti com a exibição especial do filme “Castelo Rá-Tim-Bum”, de Cao Hamburger, que completa 20 anos, no dia 7 de setembro às 11h. O clássico “A Bruxa de Blair”, que também celebra seus 20 anos em 2019, ganha sessão especial no dia 8 de setembro, às 17h.

No mesmo dia, o premiado longa de animação brasileira “Tito e os Pássaros”, único brasileiro pré-indicado ao Oscar 2019 na categoria melhor animação, vai ser exibido, às 15h, com uma cópia com legenda descritiva e presença dos diretores Gabriel Bitar, André Catoto e Gustavo Steinberg.

A programação é totalmente gratuita nos seis dias de festival e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência de cada sessão.

A lista de filmes, datas e horários do Cinefantasy pode ser conferida no site oficial do festival.

Que tal um festival só com filmão inspirado nas obras de Stephen King?

O CCBB São Paulo vai receber uma das mais completas mostras com a obra do rei do horror mundial!

1
Onde curtir um show de música independente delicinha em São Paulo
Pagar dois salários mínimos pra ver show não dá, né? Ainda mais quando São Paulo é a cidade onde você encontra …
2
RJ: Um mergulho literário no Real Gabinete Português de Leitura
O Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa não apenas por suas paisagens e praias! Ali no centro fica um dos …
3
Casa Preta: lar da cultura alternativa de Salvador
Um Casarão no Dois de Julho tem cultura saindo pelas janelas! Com eventos do subsolo ao terraço, a Casa Preta …
4
SP: Maior festival de inovação e arte digital do Brasil
Unhide Conference, um festival de inovação e arte digital está em sua segunda edição. Fomos conferir esse encontro de arte, criatividade …
5
Terça do Vinil em Recife: rolê pra gente lisa
Depois de uma temporada granfina lá nas Europa, a minha, a sua, a nossa Terça do Vinil tá de volta …
6
02:19
Vem ver o céu à noite no Planetário da Gávea no Rio
Os amantes do universo têm um rolé para chamar de seu no Rio! Toda quarta e sábado acontece lá no Planetário …
7
04:15
Edifício Maletta: 4 lugares, alguns drinks e 1 varanda para amar em BH
Ele tem história e paixão. É comercial e residencial. Tem comida de boteco e bebida gourmet. Gente interessante de um …
8
03:26
Gravity VR em SP – A realidade virtual como você nunca viu
Hoje, vamos te mostrar a fronteira entre mundo físico e o virtual através de equipamentos e programas de última geração. Esse …