Cinema de “Terror italiano” ganha espaço nas telas do Cinusp

Obras dos cineastas Dario Argento, Mario Bava e Lucio Fulci serão exibidas em sessões gratuitas com destaque para um "noitão" em setembro

O filme “As Três Máscaras do Terror” batizou a banda de heavy Metal Black Sabbath.

Assassinatos em série, psicopatia, apocalipse zumbi e energias infernais compuseram o “lado obscuro” do cinema italiano durante o Século XX. Indo de encontro aos consagrados diretores Fellini, Rossellini, Visconti, De Sica e Antonioni, outros cineastas apresentaram uma proposta diferente – porém impactante – de filmes classificados como “giallo” (“amarelo”, em italiano). O termo surgiu a partir de páginas amareladas que continham romances sobre assassinos em série. Três nomes do gênero “terror” ganharão espaço na programação do Cinusp entre os dias 30 de agosto e 15 de setembro: Dario Argento, Mario Bava e Lucio Fulci.

A mostra “Maestri della paura: clássicos do terror italiano” contará com exibições nos horários tradicionais (16h – 19h; 18h – 20h aos finais de semana) das salas Cidade Universitária e Maria Antônia. Para quem gosta de assistir a longas de terror na calada da noite o Cinusp preparou um “noitão” para a sexta-feira, 13, de setembro. A sessão especial terá início às 22h em ambas as salas e às 00h somente na Maria Antônia.

Entre os trabalhos selecionados para a programação destacam-se A Maldição do Demônio e As Três Máscaras do Terror, de Mario Bava, Pavor na Cidade dos Zumbis, dirigido por Lucio Fulci, e A Mansão do Inferno, de Dario Argento. Outro título de destaque é Cannibal Holocaust, longa de Ruggero Deodato que foi censurado em diferentes países na década de 1980. Veja mais detalhes sobre os alguns dos trabalhos:

A Maldição do Demônio

Datas: 6/9 e 10/9 (Cidade Universitária); 15/9 (Maria Antônia)
Horários: 19h, 16h e 20h, respectivamente
Direção: Mario Bava
Informações técnicas: Itália, 1960, p&b, digital, 87’. Classificação – 16 anos.
Sinopse: Na Moldávia do século XVII, uma diabólica princesa é condenada à morte por bruxaria e vampirismo, junto com seu irmão. Acidentalmente, 200 anos depois, dois médicos de passagem pela região em viagem para participar de uma convenção médica descobrem a cripta de princesa e presenciam sua ressurreição. Também conhecido no Brasil com o título A Máscara de Satã e internacionalmente como Black Sunday.

http://youtu.be/utb90UrFZ44

As Três Máscaras do Terror

Datas: 2/9 e 13/9 (Cidade Universitária); 8/9 (Maria Antônia)
Horários: 16h, 22h e 20h, respectivamente
Direção: Mario Bava
Informações técnicas: Itália/Inglaterra/França, 1963, cor, digital, 96’. Classificação – 14 anos.
Sinopse: Três histórias independentes de horror baseadas em contos dos escritores F.G. Snyder, Aleksei Tolstoy e Ivan Chekhov. Na primeira, O Telefone, uma mulher é aterrorizada em seu apartamento por telefonemas misteriosos; na segunda, O Wurdalak, um conde russo no início do século XIX se depara com uma família interiorana em luta contra uma terrível linhagem de vampiros; na última, A Gota d’Água, uma enfermeira, no início do século XX, toma uma trágica decisão enquanto prepara o cadáver de uma médium idosa falecida durante uma sessão. Primeira produção de terror italiana filmada em cores, o filme é também conhecido no Brasil e internacionalmente pelo título Black Sabbath, que foi apropriado pela seminal banda de heavy metal homônima do cantor Ozzy Osbourne, fã declarado do filme.

http://youtu.be/j8wVU7fSMAU

Pavor na Cidade dos Zumbis

Datas: 5/9 e 8/9 (Cidade Universitária); 13/9 (Maria Antônia)
Horários: 19h, 18h e 20h, respectivamente.
Direção: Lucio Fulci
Informações técnicas: Itália, 1980, cor, digital, 93’. Classificação – 18 anos.
Sinopse: Após o suicídio de um Padre na pequena cidade de Dunwich, na Nova Inglaterra, uma força maligna é libertada abrindo os portões do inferno e permitindo que os mortos saiam debaixo da terra. Uma jovem médium tem uma visão do acontecido e, com a ajuda de um jornalista, viaja para a cidade para tentar impedir que o mal se alastre por todo o mundo. Um das mais aclamadas obras de Lucio Fulci e do terror italiano, o filme tem entre seus fãs notórios o cineasta norte-americano Quentin Tarantino e é conhecido internacionalmente como City of the Living Dead ou The Gates of Hell.

http://youtu.be/X_DIxiurkqE

A Mansão do Inferno

Datas: 31/8 e 13/9 (Maria Antônia); 4/9 (Cidade Universitária)
Horários: 18h, 22h e 19h, respectivamente
Direção: Dario Argento
Informações técnicas: Itália, 1980, cor, digital, 106’. Classificação – 16 anos.
Sinopse: Jovem poetisa nova-iorquina habita casa com uma estranha atmosfera. Ela compra um velho livro intitulado As Três Mães, que relata a história das três “mães dos infernos”. Depois de ler o livro, ela começa a acreditar que sua casa é o habitat da terceira Mãe. O filme, um dos mais cultuados de Dario Argento, é a segunda parte da chamada “Trilogia das Três Mães” do diretor, iniciada três anos antes com Suspiria e concluída apenas em 2007, com O Retorno da Maldição – A Mãe das Lágrimas.

Cannibal Holocaust

Datas:  6/9 (Maria Antônia); 9/9 (Cidade Universitária)
Horários: 20h e 16, respectivamente
Direção: Ruggero Deodato
Informações técnicas: Itália, 1980, cor, digital, 95’. Classificação – 18 anos.
Sinopse: Professor da Universidade de Nova York sai em edição à Amazônia à procura de quatro jovens documentaristas que desapareceram durante uma filmagem sobre tribos canibais na região. Editado a partir do que seriam as imagens documentais supostamente captadas por esta equipe, o filme foi pioneiro ao adotar o formato de pseudodocumentário para narrar uma história de horror, influenciando a criação de A Bruxa de Blair e dos inúmeros filmes que continuam a fazer uso deste mesmo recurso. É também um “clássico maldito” do cinema de exploitation e considerado um dos filmes mais extremos e violentos da história do cinema. Controverso e cercado de polêmicas desde o seu lançamento, devido, dentre outras coisas, à presença de sacrifícios animais reais e de cenas autênticas de execuções cometidas por regimes ditatoriais na Nigéria e no sudeste asiático, o filme foi censurado ou banido em diversos países e levou, inclusive, seu diretor à prisão na Itália, acusado de obscenidade.

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A programação completa está disponível no site do Cinusp.