Cinema dinamarquês ganha espaço na tela do Cinusp

Duas mostras gratuitas abrem espaço para curtas-metragens de jovens produtores e filmes premiados como os do diretor Nicolas Winding Refn

Ryan Gosling em “Drive”.

Entre as muitas maneiras de se conhecer a cultura de outras nações está o contato com obras cinematográficas. Muitos detalhes e particularidades regionais são inseridas nas obras, seja de maneira realista e documental ou fabulosa e metafórica. O Cinusp reserva sua sala para a exibição de duas mostras gratuitas com foco nos filmes dinamarqueses: de 20 a 29 de maio ficam em cartaz “Hemisfério – Halvkugle” e “Nicolas Winding Refn“, com sessões às 16h e 19h.

Durante “Hemisfério – Halvkugle”, trabalhos de jovens produtores brasileiros e dinamarqueses expressam a interlocução entre o cinema das duas nações. Os curtas-metragens escolhidos têm como pano de fundo 6 temas: “Afago”, “Barulho”, “Futurismo”, “Miragem”, “Perversão” e “Primitivo”.

Já a segunda mostra destaca a filmografia de Nicolas Winding Refn, cineasta dinamarquês que recebeu a Palma de Ouro de melhor diretor em 2011 pelo filme “Drive”. Sua carreira teve início em 1996 quando lançou “Pusher”, trilogia que abordava o crime nos subúrbios de Copenhague e, desde então, manteve sua linha de produção voltada para filmes de ação e violência.

Veja abaixo alguns destaques de ambas as mostras:

Hemisfério – Halvkugle

Nada pode me tocar (Intet Kan Rore Mig)
Data: 22/5
Horário: 16h
Diretor: Milad Alami
Informações técnicas: Dinamarca – 2011, cor, digital, 30’. Classificação – 16 anos.
Sinopse: O curta segue a história de horror de um terrível tiroteio em uma escola, e as reações após o acontecido. Uma jovem foi uma das testemunhas e faz uma descoberta desagradável.

Vênus (Venus)
Data: 22/5
Horário: 16h
Diretor: Tor Fruergaard
Informações técnicas: Dinamarca  – 2012, cor, digital, 8’. Classificação – 16 anos.
Sinopse: Caroline e Rasmus não fazem sexo há quarto meses. Seria uma visita a um clube de swing a resposta para o problema deles?

Dizem Que Os Cães Vêem As Coisas
Data: 24/5
Horário: 16h
Diretor: Guto Parente
Informações técnicas: Brasil – 2012, cor, digital, 12’. Classificação – 16.
Sinopse: Em uma tarde de sol, algumas famílias estão reunidas à beira da piscina. Um homem gordo salta na água com um copo de uísque na mão, mulheres cantam à capela quando algo, finalmente, acontece.

Nicolas Winding Refn

Drive
Data: 24/5
Horário: 19h
Diretor: Nicolas Winding Refn
Informações técnicas: EUA – 2011, cor, digital, 100’. Classificação – 16 anos.
Sinopse: Motorista trabalha secretamente como piloto de fugas de bandidos. Ele nunca trabalha com as mesmas pessoas duas vezes, e dá aos criminosos apenas cinco minutos para realizarem seus roubos.

http://youtu.be/2J94JRSTcMY

Pusher
Data: 27/5
Horário: 19h
Diretor: Nicolas Winding Refn
Informações técnicas: Dinamarca – 1996, cor, digital, 105’. Classificação – 16 anos.
Sinopse: Traficante vive de golpes e sofre para escapar da perseguição implacável dos grandes chefões do crime. Primeiro filme da trilogia sobre o submundo do crime em Copenhague.

Pusher 2 – Mãos de sangue (Pusher II)
Data: 28/5
Horário: 19h
Diretor: Nicolas Winding Refn
Informações técnicas: Dinamarca – 2004, cor, digital, 100’. Classificação – 16 anos.
Sinopse: Após passar meses na prisão, Tonny está de volta às ruas e vai à procura de seu pai, um terrível gangster dos subúrbios de Copenhague.

Pusher 3 – O Anjo da Morte (Pusher III)
Data: 29/5
Horário: 19h
Diretor: Nicolas Winding Refn
Informações técnicas: Dinamarca, 2005, cor, digital, 90’. Classificação – 16 anos.
Sinospe: Quando Milo, um influente traficante, tem um problema com o seu carregamento de heroína , procura a ajuda de seu velho amigo Radovan.

[tab:END]

A programação completa está no site do Cinusp.

Por Redação