Cinesala projeta versão estendida do clássico ‘O Iluminado’

Vai encarar? Obra-prima do suspense, longa de Stanley Kubrick inaugura projeto ‘Cinelândia’, que mistura filmes icônicos, boa música e drinks

Quem ainda não viu “O Iluminado”, não sabe o que é um suspense de verdade! O filme do cineasta norte-americano Stanley Kubrick (1928-1999) é exibido em versão restaurada e estendida no aconchegante Cinesala, nos dias 2 e 3 de novembro, a partir das 21h30 (a sessão começa às 23h30). O longa inaugura o projeto “Cinelândia”, que mistura clássicos, boa música e drinks. E aí? Vai encarar? =)

Obra-prima do suspense, “O Iluminado” conta a história de um escritor que enlouquece depois de aceitar o trabalho de zelador de um hotel isolado no inverno

A sessão especial também comemora os 4 anos do Cinesala. Os ingressos custam a partir de R$50 (poltrona individual) e estão à venda exclusivamente pela internet.

Lançado no Brasil em 1980, o suspense narra a história do escritor Jack Torrence, que sofre de bloqueio criativo e, para tentar se curar, aceita trabalhar como caseiro no Hotel Overlook durante o inverno. A hospedagem fica isolada no topo das montanhas do Colorado e as estradas são bloqueadas por causa das fortes nevascas.

Jack se muda temporariamente para o hotel junto com a sua esposa Wendy e seu filho Denny, que é sensitivo. O escritor começa a enlouquecer e a aterroriza sua família à medida que não consegue colocar as palavras no papel e que descobre os sombrios segredos daquele lugar.

O clássico do cinema é baseado – ou melhor, livremente inspirado – no romance homônimo do escritor americano Stephen King, que também transformou a obra em um roteiro. Kubrick leu essa versão, não gostou e decidiu reescrevê-la junto com a roteirista Diane Johnson durante onze semanas.

King, por sua vez, se decepcionou com o resultado final do filme – já que Kubrick alterou algumas sequências e cortou personagens – e com a atuação de Jack Nicholson. Por isso, convidou Mick Garris para criar uma série de tv com seu roteiro em 1997. O resultado você já sabe: quase ninguém se lembra da segunda produção.

A cena das irmãs gêmeas no corredor é arrepiante!
Créditos: reprodução
A cena das irmãs gêmeas no corredor é arrepiante!

Além da projeção do filme, o projeto “Cinelândia” apresenta um pocket show surpresa e drinks preparados pelo Barouche Pipoca.