Com entrada gratuita, Festa da Uva acontece em Jundiaí no mês de janeiro

Evento conta com apresentações de teatro, dança, bandas, exposições de frutas, a tradicional cerimônia da pisa da uva, entre muitos outras atividades

Até 05 de fevereiro de 2023

Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Quinta-feira, às 18h; Sextas-feiras, das 18h às 22h; Sábados, das 10h às 22h; Domingos, das 10h às 21h;

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Após dois anos de pausa nas comemorações em decorrência da pandemia, a 38ª Festa da Uva retorna a Jundiaí para celebrar a colheita da fruta que há 89 anos teve a primeira mutação natural e deu origem à variedade típica da região: a niágara rosada.

O tradicional evento, que acontece sempre no início do ano durante quatro finais de semana, está de volta com um novo formato e mais dias para que turistas e moradores da região possam aproveitar as atrações entre os dias 12 de janeiro e 5 de fevereiro.

A tradicional cerimônia da pisa da uva é um dos destaques no evento e uma experiência única para os visitantes
Créditos: Divulgação
A tradicional cerimônia da pisa da uva é um dos destaques no evento e uma experiência única para os visitantes

Realizada simultaneamente com a 9ª Expo Vinhos, a Festa da Uva é organizada em três pavilhões (Espaço Bem-Vindo, Vila do Vinho e Pavilhão das Frutas), área do Empório e também do Deguste Jundiaí com uma série de atrações para os visitantes: têm apresentações de teatro, dança e bandas, exposições de frutas, venda de vinhos, espumantes e produtos artesanais, workshops enogastronômicos e espaço kids.

O destaque do evento fica para a tradicional cerimônia da pisa da uva, em que os participantes podem vivenciar uma experiência única.

A expectativa da organização é a de receber 20% a mais de visitantes que em 2020, quando registrou um recorde de público com aproximadamente 205 mil pessoas oriundas de 26 estados, 195 cidades e 24 países.

Para Marcela Moro, diretora de turismo da Prefeitura de Jundiaí e coordenadora do evento, a realização da festa de 2023 terá um grande impacto positivo para agricultores, produtores e empreendimentos turísticos da cidade.

“A festa é formada pelos empreendedores e pela comunidade de nossa cidade. São vinícolas, artesãos do Programa Jundiaí Feito à Mão, associações, cooperativas que se reúnem para manter e reverberar a tradição da uva e do vinho em nossa cidade e mostrar tudo isso para os turistas”, explica Marcela.

Outra detalhe importante destacado pela organização é que nenhum expositor paga para participar da Festa da Uva. “A prefeitura entende que o evento é uma política pública de fomento ao turismo e à agricultura, gerando importante receita para o município por meio da comercialização dos produtos no evento, além de ser um chamariz importante para atração de turistas ao longo de todo o ano”, ressalta.

O evento também conta com mais de 250 atrações culturais locais, valorizando os artistas da cidade que comandam as apresentações que entretêm os visitantes ao longo dos treze dias de festividades.