Confira a programação gratuita da Biblioteca de São Paulo essa semana

Contação de Historias é um dos destaques da programação[/img]

Para as crianças, a Hora do Conto realiza mediações de leitura, dramatizações e contação de histórias da literatura infantojuvenil voltadas ao incentivo à leitura.

Na sexta-feira, 8 de agosto, às 15 horas, a apresentação é da obra A princesa que só se casava com quem se escondesse e ela não visse onde, de Ricardo Azevedo. No sábado e domingo, às 16 horas, é a vez de, respectivamente, Lenda da criação da noite (contos de tradição oral indígena brasileira) e Viajando pelo Brasil pelas histórias (quadras populares e contos de Ricardo Azevedo e Luís da Câmara Cascudo).

Também voltado para o público infantil, o Pintando o 7, na quarta-feira, 6, promove atividades de artes plásticas que desenvolvem o lado artístico e intelectual dos participantes. No dia, a brincadeira é com gravuras em isopor, releituras de ilustrações de Ricardo Azevedo. O horário é às 10 horas.

 Na sexta-feira, 8, a BSP recebe a Jornada Inclusiva, para debater mobilidade urbana, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. O projeto é uma realização do Grupo São Paulo da Rede de Leitura Inclusiva, em parceria com a Biblioteca de São Paulo, Fundação Dorina Nowill para Cegos, Fundação Memorial da América Latina, Itaú Cultural e Mais Diferenças. A atividade é às 14 horas.

Confira a programação da semana:

Dia 5

– 14h30 às 17h30

Curso de Produção Audiovisual.

História do cinema e seus gêneros.

Serão expostos recursos narrativos como roteiro, direção, edição e fotografia. Ao final, os alunos irão produzir um curta-metragem com as características do gênero escolhido por eles.  Com Lia Garcia.

Local: auditório.

Carga horária: 27 horas. A partir de 14 anos.

Vagas limitadas. Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 3.

Dia 6

– das 10 às 11 horas

Pintando o 7. Programa permanente.

Conjunto de atividades de artes plásticas direcionado ao desenvolvimento artístico e intelectual dos participantes. No dia, Gravuras com isopor, releituras de ilustrações de Ricardo Azevedo. Com equipe BSP. A partir de 6 anos.

Local: piso térreo.

das 15 às 16 horas

Brincando e Aprendendo. Programa permanente.

Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. No encontro a atividade é caça ao tesouro e pesquisa de livros no site da BSP.

Com equipe BSP.  A partir de 7 anos.

Local: piso térreo.

Dia 7

– das 12 às 13 horas

Luau BSP. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia. No dia, espaço aberto para apresentações artísticas.

Local: auditório.

É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.

das 15h30 às 17 horas

Entre Textos. Programa permanente.

Programa de construção literária coletiva em que o participante é mobilizado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. Neste mês, o programa trabalha o livro O fio das missangas, de Mia Couto. No dia, será debatido: A tessitura do texto – fôrmas e formas do gênero narrativo conto. Com equipe BSP.

Local: piso superior.

das 18h30 às 20h30

Oficina: Poesia do Verso ao Vídeo.

Dividida em dois tópicos, esta oficina combina aulas expositivas, que oferecem apoio a questões teóricas, e leituras programadas de poemas selecionados, que embasam os exercícios práticos de escrita realizados pelos participantes. Com João Bandeira.

Local: auditório.

Vagas limitadas. Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 6.

Dia 8

– das 14 às 17 horas

Jornada Inclusiva.

Debates sobre: mobilidade urbana, tecnologia e acessibilidade, rede de leitura inclusiva e cinema, e inclusão. A projeto é uma realização do Grupo São Paulo da Rede de Leitura Inclusiva, em parceria com a Biblioteca de São Paulo, Fundação Dorina Nowill para Cegos, Fundação Memorial da América Latina, Itaú Cultural e Mais Diferenças.

Haverá audiodescrição e interpretação em Libras.

Local: auditório.

Vagas limitadas. Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 6.

– às 15 horas

Hora do Conto. Programa permanente.

Mediação de leitura, dramatizações e contação de histórias da literatura infantojuvenil voltadas ao incentivo à leitura e ao desenvolvimento criativo das crianças. No dia, A princesa que só se casava com quem se escondesse e ela não visse onde, de Ricardo Azevedo. Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

– das 15h30 às 17 horas
Leitura do Cotidiano. Programa permanente.

A atividade debate e reflete sobre assuntos em questão no dia a dia a partir da leitura de textos. No encontro de hoje: Novas tecnologias que podem ajudar e facilitar nosso dia-a-dia. Com equipe BSP.

Local: piso superior.

– das 16h30 às 17 horas

Leitura ao Pé do Ouvido. Programa permanente.

Mediação intimista de leitura realizada nas dependências da biblioteca que sugere autores, livros e temas ao público. No encontro, Contos tradicionais do Brasil, de Luís da Câmara Cascudo, e Contos populares do Brasil, de Sílvio Romero. Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

Dia 9

– das 11 às 14 horas
Tabuleiro de Jogos. Programa permanente.

Xadrez para iniciantes e pessoas com deficiência visual (tabuleiros adaptados).

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

– das 15 às 15h45

Bebelê. Programa permanente.

Atividade de iniciação e estímulo à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, por meio de experiências lúdicas com livros.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo (tenda laranja).

– às 16 horas
Hora do Conto. Programa permanente.

Mediação de leitura, dramatizações e contação de histórias da literatura infantojuvenil voltadas ao incentivo à leitura e ao desenvolvimento criativo das crianças. No dia, Lenda da criação da noite, contos de tradição oral indígena brasileira.

Narração de histórias em Libras com interpretação para o português.

Com o Grupo Mãos de Fada.

Local: piso térreo.

Dia 10

– das 11h30 às 15h30

Domingo no Parque.

Espaço de leitura para toda a família, incluindo uma edição especial do Bebelê e sessões de contação de histórias com o grupo Malas Portam.

Local: Parque da Juventude.

– às 16 horas
Hora do Conto. Programa permanente.

Mediação de leitura, dramatizações e contação de histórias da literatura infantojuvenil voltadas ao incentivo à leitura e ao desenvolvimento criativo das crianças. No dia, Viajando pelo Brasil pelas histórias, quadras populares e contos de Ricardo Azevedo e Luís da Câmara Cascudo. Com a Cia. Circo de Trapo.

Local: piso térreo.