Curso de Direção Cinematográfica no Cine Galpão

Por: Catraca Livre

O curso de Direção Cinematográfica realizado no Cine Galpão em parceria com o Catraca Livre e apoio do Instituto Pinheiro chega a sua terceira semana com a integração dos participantes e muita informação.

O grupo agora se prepara para começar um curta-metragem e colocar em prática técnicas e conceitos abordados em aulas como câmera, enquadramento e roteiro.

Bianca Pedrina, 26 anos, é jornalista e destaca a importância do curso ao aprender uma visão diferenciada de como trabalhar com curtas, documentários e filmes de ficções. Além disso, Bianca acredita que a interação entre as pessoas também é um grande aprendizado. “Tem gente que é jornalista, que cursa história, que é ator, então te dá um conhecimento mais amplo desta área e está sendo uma experiência muito interessante”.

Já Ananda Radhika, 18 anos, comenta sobre a liberdade e auto-desenvolvimento que o Cine Galpão proporciona aos jovens. “No Cine Galpão, pelas aulas que a gente já teve, deu pra sentir que eles trabalham muito com a liberdade. Eles dão as ferramentas, a técnica, eles explicam, mas quem está criando o projeto quem está desenvolvendo se auto-educando somos nós mesmos e isso é legal porque vai desenvolvendo”.

O grupo, mais consistente, já participa de reuniões e desenvolvimento do projeto fora do Cine Galpão. Esse entrosamento deixa claro que reunir jovens e trabalhar com o áudio-visual vai além de técnicas, mas chega ao status humano onde ocorre a troca de conhecimentos, amizades e projetos futuros.

“Eu espero que o curso dure além do período dele. Que as pessoas que estão aqui interajam, e que a gente comece a produzir mais e outras pessoas também, porque eu acho que todo mundo tem espaço, precisa ter espaço. Cada um tem sua expressão e precisa mostrar o que tem e o que sabe fazer”, diz Cláudio Eduardo da Silva, mais um participante do curso de Direção Cinematográfica.