Curta-metragem feito por grupo experimental é exibido no Cine Galpão

“Cadáver Esquisito” foi produzido em menos de dois meses por equipe que aprendeu a criar na prática

Por: Redação
por Tatiane Ribeiro

Jovens reunidos, idéias e vontade de aprender. Foi essa a fórmula do primeiro curso de Direção Cinematográfica do Cine Galpão realizado em parceria com a Rede Catraca Livre e apoio do Instituto Pinheiro. A jornada de aulas, que começou no dia 5 de janeiro, terminou no sábado, dia 12 de fevereiro. Foram seis dias intensos de apresentação de conteúdo, debates, interação e execução do curta-metragem que fecha o projeto.

O resultado será apresentado no próximo dia 19, com a exibição do “Cadáver Esquisito”, produção realizada inteiramente pelos participantes do curso. Com duração em torno de cinco minutos, o curta apresenta roteiro baseado nas vanguardas artísticas do início do século XX como o dadaísmo, o surrealismo e o cubismo. “São os movimentos mais revolucionários de sua época. Foram dispostos em vários elementos da montagem para estimular o espectador a agrupar essas partes e entender o produto final”, explica Cláudio Silva, nomeado o diretor de cenas do filme.

divulgação
“Cadáver Esquisito"

A partir da escolha do argumento do filme feita por meio de votação, foram divididas as funções para que todos os envolvidos trabalhassem no aperfeiçoamento e realização do curta.

“Através da prática, os participantes entenderam como funciona o processo desde o início e tiveram a experiência de como são divididas as responsabilidades durante a produção”, afirma o cineasta Henrique Rodriguez, responsável pelo conteúdo técnico do curso.

Como nem todos tinham trabalhado na área, a dinâmica das aulas foi muito importante para o entendimento do conteúdo no curto período de tempo. “A bagagem que trouxeram e o envolvimento de cada um foram essenciais para a realização do projeto final”.

Carla Monteiro, cineasta e orientadora do projeto, ficou otimista com o resultado. “Queremos dar continuidade a essa formação incentivando os participantes a fazerem cursos de especialização na área. E esperamos continuar essa parceria para que novas turmas sejam criadas em 2011”.

A exibição é aberta ao público. Durante o evento será apresentado o making off das filmagens além de um bate-papo sobre a produção e mostra de outros projetos independentes.

Por Redação