David Bowie é homenageado em mostra de cinema no Belas Artes

Mergulhe no universo do artista por meio de sete filmes - todos com ingressos baratinhos!

David Bowie, o maior camaleão que já existiu no mundo da música, é tema de mostra de cinema no Petra Belas Artes. De 5 a 11 de janeiro, “O Homem que Abalou a Terra” exibe sete filmes do artista, tanto estrelados por ele, quanto com participações especiais.

A mostra também celebra o nascimento de Bowie no dia 8 de janeiro! Se estivesse vivo, o músico completaria 76 anos.

“O Homem que Abalou a Terra”: Petra Belas Artes promove mostra com filmes em homenagem a David Bowie
Créditos: Divulgação
“O Homem que Abalou a Terra”: Petra Belas Artes promove mostra com filmes em homenagem a David Bowie

Com uma exibição única por dia, às 20h30, a mostra retrata as diversas faces de Bowie no mundo do cinema, um dos únicos artistas em que realmente interpreta um personagem e que tem uma função na história contada naquele filme – e não necessariamente ser o David Bowie.

Destaque para o documentário “Moonage Daydream”, que ficou por 11 semanas seguidas em cartaz no Belas Artes e foi um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema.

“O Homem que Caiu na Terra” é um filme baseado no livro de Walter Tevis, que carrega o mesmo nome, e conta a história de um humanóide que chega na terra, e acaba se tornando muito rico, após vender sua tecnologia aos humanos. Esse é o filme de estreia de Bowie.

O show “Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” e os longas “Labirinto – A Magia do Tempo”, “Furyo – Em Nome da Honra”, “Basquiat – Traços de uma Vida” e “Apenas um Gigolô”, também fazem parte da mostra.

David Bowie foi um cantor, ator, pintor, mimico, artista performático, instrumentista, roteirista e diretor, e com certeza, um dos artistas mais influentes do século 20!

Confira abaixo a programação:

05/01 às 20h30 | “Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”

1979, 90 min, Documentário/Filme-concerto, Reino Unido, Livre, cor
Direção: D.A. Pennebaker
Elenco: David Bowie, Mick Ronson, Trevor Bolder
Sinopse: David Bowie se despede de seu inesquecível personagem Ziggy Stardust em um show histórico, captado por Pennebaker através do palco e bastidores. O impacto do trabalho de Bowie e sua performance é eternizado na cultura pop mundial.

06/01 às 20h30 | “O Homem que Caiu na Terra”

1976, 139 min, Ficção científica, Reino Unido, 18 anos, cor
Direção: Nicolas Roeg
Elenco: David Bowie, Candy Clark, Buck Henry
Sinopse: Thomas Jerome Newton é um alienígena que vem à Terra em busca da salvação de seu planeta: água. Disfarçado de empresário, ele faz uso de tecnologias avançadas para conseguir o dinheiro necessário para a construção da nave que o levará de volta para casa. Para isso, no entanto, ele deverá sobreviver à dura competição do mundo dos negócios e às tentações terráqueas.

07/01 às 20h30 | “Moonage Daydream”

2022, 134 min, Documentário/Musical, Reino Unido, 14 anos, cor
Direção: Brett Morgen
Sinopse: Acompanhe uma odisseia espacial que não apenas ilumina o legado enigmático de David Bowie, mas também atua como um guia para viver a vida ao máximo no século 21. Narrado através de imagens sublimes e caleidoscópicas nunca antes vistas.

08/01 às 20h30 | “Labirinto – A Magia do Tempo”

1986, 101 min, Fantasia/Aventura, Reino Unido, Livre, cor
Direção: Jim Henson
Elenco: David Bowie, Jennifer Connelly, Toby Froud
Sinopse: Frustrada por ter de cuidar do irmão caçula enquanto seus pais estão fora, a adolescente Sarah sonha em se livrar da criança, que não para de chorar. Atendendo seu pedido, o Rei dos Duendes, personagem de um dos livros de Sarah, ganha vida e sequestra o bebê. Arrependida, a menina terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende.

09/01 às 20h30 | “Apenas um Gigolô”

1978, 147 min, Drama, Alemanha, 18 anos, cor
Direção: David Hemmings
Elenco: David Bowie, Kim Novak, David Hemmings
Sinopse: Após a Primeira Guerra Mundial, um herói de guerra retorna a Berlim para descobrir que não há lugar para ele – ele não tem habilidades além das que aprendeu no exército e só consegue encontrar empregos servis e de baixa remuneração. Ele decide se tornar um gigolô para mulheres ricas e solitárias.

10/01 às 20h30 | “Basquiat – Traços de Uma Vida”

1996, 110 min, Drama/Independente, Reino Unido, 18 anos, cor
Direção: Julian Schnabel
Elenco: Jeffrey Wright, David Bowie, Gary Oldman
Sinopse: Autodestruição e preconceito contra classes sociais marcam a vida agitada do artista de rua Jean Michel Basquiat, descoberto pelo lendário pintor Andy Warhol em 1981 e morto tragicamente por overdose aos 27 anos.

11/01 às 20h30 | “Furyo – Em Nome da Honra”

1983, 123 min, Guerra/Drama, Reino Unido, 16 anos, cor
Direção: Nagisa Ōshima
Elenco: David Bowie, Tom Conti, Ryuichi Sakamoto
Sinopse: Em 1942, vários soldados britânicos estão confinados em um campo de prisioneiros do Japão. O acampamento é dirigido por um oficial japonês com uma firme crença na disciplina, honra e glória, e que acha os britânicos um bando de covardes.

Saca só outra dica cultural valiosa: