Espaço de Leitura realiza evento especial no Dia do Saci

Por: Catraca Livre

O músico Paulo Freire é uma das atrações[/img]

Todas as atividades têm entrada Catraca Livre e são organizadas pelo Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Confira a programação completa:

Dia do Saci
Em comemoração ao Dia do Saci (31 de outubro), o Espaço de Leitura oferece uma programação especial 11h às 19h30.

Sábado, 1 de novembro, às 11h
Atividade educativa maiúsculos & MINÚSCULOS
Com equipe de educadores do Espaço de Leitura
Neste dia, o educativo do Espaço de Leitura propõe uma atividade a partir de um item do acervo da mitologia brasileira. Pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos e minúsculos são convidados a participar das brincadeiras, leitura, conversa e criação em torno do universo do saci.

Sábado, 1 de novembro, às 12h30
Gincana educativa: onde está o Saci?
Com Marilia Carvalho e Camila Feltre
O Espaço de Leitura propõe uma atividade percorrendo o Parque da Água Branca em busca dos sacis que o habitam. As crianças junto com seus acompanhantes são convidadas a caminhar pelos locais onde eles foram vistos e deixaram seus vestígios. Uma oportunidade única e desafiadora.

Sábado, 1 de novembro, às 15h
Narração de histórias: História Cantada
Com Ditão Virgílio e Nhá Rosa
Representante da cultura caipira de São Luiz do Paraitinga, o cordelista e contador de histórias Ditão Virgílio apresenta com Nhá Rosa músicas e contos do saci e seus amigos.

Sábado, 1 de novembro, às 17h
Apresentação musical e narração de histórias: A Viola e o Saci
Com Paulo Freire e José Oswaldo Guimarães
O brasileiro tem um jeito próprio de narrar suas histórias. Neste show de causos, Paulo Freire traz acontecimentos e músicas que tratam do humor e o imaginário que habitam nossa cultura popular. O violeiro conta histórias de caçadas fabulosas, a peleja com o Corpo Seco, o causo do Curupira, emboladas e canções caipiras. Este trabalho é fruto de viagens ouvindo e “cantando” causos. Paulo Freire traz a profundidade de uma cultura que vai sendo desenvolvida através dos anos, dentro do ritmo e tempo do sertão.

A apresentação tem a participação especial de José Oswaldo Guimarães, presidente da A.N.C.S. (Associação Nacional dos Criadores de Saci), que vai contar a verdadeira história da criação de sacis, como está reintroduzindo estes seres nas matas brasileiras e quais são os cuidados que devem ser tomados para quem quer criar o bichinho.

Ao final do espetáculo, o público é convidado a dar seus depoimentos e formular suas questões sobre estas lendas (que nem sempre são apenas lendas) brasileiras.

Sábado, 1 de novembro, às 18h30
Tira dúvidas sobre os Sacis
Com o saciólogo Rudá K. Andrade e Paulo Federal
O ator Paulo Federal vai intermediar o bate-papo com o saciólogo Rudá K. Andrade. Aproveite para tirar suas dúvidas!

Gincana educativa com lanternas: Onde está o Saci?
Com Camila Feltre, Marília Carvalho e Paulo Federal

Neste sábado, o Espaço de Leitura realizará a atividade Onde está o Saci? com luz de lanternas. As crianças e seus acompanhantes serão convidados a caminhar pelos locais onde os sacis foram vistos, onde deixaram vestígios e onde suas histórias acontecem. Ao final, todos vão participar da soltura dos peraltas engarrafados da exposição O Colecionador de Sacys.

De 06 de setembro até 1 de novembro

O Espaço de Leitura tem a honra de apresentar uma grande descoberta que amplia os horizontes sobre os estudos sacizísticos.

No porão de uma casa do Parque da Água Branca, foram encontradas centenas de espécies de sacis engarrafados, além de um inventário e um testamento, comprovados como de autoria do professor Martins de Sá Sylva Pereira.

Esta coleção inédita revela a diversidade de sacis que foram encontrados e catalogados pelo professor Sá Sylva. Contemporâneo de Monteiro Lobato, os estudos do professor complexifica a realidade sócio-sacizística estimada inicialmente pelo autor do Sítio do Picapau Amarelo.

A catalogação se apresenta como uma grande e profunda pesquisa sobre os comportamentos, incidências, hábitos alimentares e culturais sacyzísticos. Há espécies registradas desde o século XVII, herança de várias gerações da família do colecionador. A encyclopédia do Sacy era um sonho do Professor Sá Sylva e um legado que contribui para o diálogo entre os homens e o encantado.

Nesta exposição, é possível consultar a pesquisa do Colecionador de Sacis, observar as garrafas e, com um pouco de sorte, até enxergar alguns Sacis.

Até 2 de novembro
Na tentativa de esclarecer e responder aos questionamentos sobre a presença de diversos sacis no Parque da Água Branca, foi selecionada uma série de reportagens de importantes veículos da imprensa nacional. Essas matérias estão expostas em 12 painéis onde o público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo dos sacis.

Toda sexta, das 13h às 14h
O Clube de Leitura está aberto a todos os interessados em prosear sobre contos, poesias e afins. A proposta é degustar o prazer de trocar opiniões e experiências literárias. A cada encontro, um texto diferente. Participe!

Quando: todos os domingos
Horário: das 14h às 17h
Você tem um livro que gostou, mas que já está na hora de outra pessoa ler? Ou quer começar a ler um novo? Venha renovar seus livros. Só não participam didáticos, religiosos e enciclopédias. Além de trocar livros, você também pode deixar uma carta para o próximo leitor da sua obra doada.