CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Espetáculo ao ar livre propõe um olhar sobre o centro da cidade

A experiência do teatro de rua permite ao grupo alcançar não apenas o público teatral, mas o público da rua, os passantes

Por: Redação

O Grupo Espanca! ocupa as ruas do centro de Belo Horizonte com sua nova montagem, “PassArão“. Este é o primeiro espetáculo de rua do grupo, que propõe um olhar sobre o centro da cidade – em especial da Rua Aarão Reis, onde está localizada a sede do grupo – seus moradores e a galera que passa por ali durante o dia.

Crédito: Pablo BernardoGrupo Espanca em “cena” com o espetáculo “PassAarão”

Com sessões nos dias 13, 14, 16, 17 e 20 de junho, sempre às 16h, o espetáculo se concentra na Rua Sapucaí, altura do número 429 e segue como um cortejo por diferentes espaços da região. Com direção de Aline Vila Real e dramaturgia de Allan de Rosa, a temporada de estreia tem “entrada” Catraca Livre.

“PassArão” é o oitavo espetáculo do grupo e teve início com 4 grupos de pesquisa, iniciados em 2016, que buscaram investigar a Rua Aarão Reis e o hipercentro de Belo Horizonte sob perspectivas históricas, dramatúrgicas, performáticas e teatrais. Os grupos foram liderados por membros do Espanca! e pelo grupo Pigmalião Escultura Que Mexe, que participa do espetáculo.

Grupo que encena o espetáculo “PassAarão” com o boneco de cinco metro de Dudrin, um morador de rua que conviveu com o grupo nas proximidades de sua sede

Para a montagem, o Pigmalião construiu um boneco gigante, de cinco metros de altura, inspirado no Dudrin, um morador de rua que conviveu com o grupo nas proximidades de sua sede. O objetivo foi conviver na rua com esse grupo de estudos, ao mesmo tempo em que vivenciavam outros artistas da cidade, trabalhando questões de identidade e de alteridade.

A partir do seu ponto inicial, o espetáculo itinerante segue por diferentes espaços da região, como o túnel do metrô, para chegar em frente ao Teatro Espanca!, na Rua Aarão Reis. Os locais escolhido são roteiros diários de diferentes pessoas, que com a experiência teatral permite um novo olhar.

  • Mais teatro pra você!