“Essência da rua” integra arte, cultura e ação social

Colabore com a doação de 1kg de alimento não perecível

Foi nas ruas da Zona Sul de São Paulo que, há cerca de 10 anos, o artista Mauro Mateus dos Santos, vulgo Sabotage, um dia enfatizou: “favela pede paz, lazer, cultura. Inteligência, não muvuca”. Do verso do maestro do Canão para toda a periferia de São Paulo, a profecia se fez.  Hoje é o subúrbio que emana poesia, arte e conhecimento, expressados pela voz de seu próprio povo. E neste domingo, em Barueri,  os moradores do Parque Imperial dão o seu recado em mais uma edição do projeto Essência da Rua: a partir das 9h, com entrada Catraca Livre.

Em 2012, o evento busca a valorização e o reconhecimento da produção cultural local baseada em manifestações artísticas seja com o graffiti, a dança ou a música. A programação também inclui atrações esportivas como o circuito  para skate, patins e futebol de rua. “Nossa ideia é promover o trabalho de nossos artistas, mostrar que periferia vai muito além dos tradicionais estereótipos. Que apesar de todas as dificuldades, somos capazes de integrar a comunidade pela arte, literatura e pelas legítimas manifestações que vem da realidade que nos cerca”, explica um dos organizadores do encontro, Jamil Santos.

Encontro, que reunirá artistas da região, promoverá a valorização da cultura local

Entre as atrações do evento, destaque para a participação dos grupos Viela Roots, Projeto 23, Banzion, D’onipotente, Peca do gueto, poeta C.S, além da presença de diversos artistas de Barueri, Carapicuíba, Osasco e toda região.

Destinado à livre manifestação dos presentes, o microfone estará aberto à participação do público. “A proposta é resgatar a cultura urbana com manifestações artísticas e esportivas de modo que as crianças, adolescentes e jovens possam vivenciar uma atividade de forma saudável, criada por moradores do bairro preocupados em disseminar a cultura de rua. Todos unidos por um ideal, que é a busca por melhorias para a nossa região”, ressalta Santos.

Arte liberta

Idealizado nos  princípios de liberdade e autonomia, o projeto dedicará um painel de aproximadamente 1 km de extensão aos artistas presentes. Diante do muro,  terão a oportunidade de se expressar livremente por meio de suas próprias linguagens (bomb, grapixo, graffiti, stencil e lambe-lambe) –  sem qualquer tipo de restrição ou limitação de ideias.

Um por todos e todos por um

A festa – que neste ano conta com maior estrutura, apoio da população e colaboração coletiva – também promoverá solidariedade. Sem fins lucrativos, o encontro tem como objetivo arrecadar alimentos, mantimentos e brinquedos que serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social.