Estação Sé do Metrô tem exposição com releituras de Portinari

Confira a dica da Agenda Tarsila para o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922:

Painéis com onze releituras das obras de Candido Portinari serão expostos na Estação da Sé do Metrô. A ação inédita é uma parceria entre o MIS Experience – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo –, o Museu do Catavento e o programa Fábricas de Cultura.

Os trabalhos assinados por grafiteiros da capital paulista permanecerão em exibição até 24 de abril. Com o apoio da Companhia do Metropolitano de São Paulo, sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), a proposta é que a exposição circule por outras estações nos próximos meses.

Obra “Chorinho” – releitura pelo artista Rodrigo Mandi
Créditos: Divulgação / Agenda Tarsila
Obra “Chorinho” – releitura pelo artista Rodrigo Mandi

Na estação Sé, os painéis serão alocados no mezanino, logo após as catracas, e contam com reproduções criadas pelos artistas Lais da Lama, Ana Kia, Del André, PRETOtna, Dimas Miguel, Mari Pavanelli, Pixote Mushi, Tiago Zaka, Fernando Berg, Thiago Monster Ectoplasma e Rodrigo Mandi.

“O Mestiço” (1934), “Cangaceiro” (1951), “Retirantes” (1944) e “Chorinho” (1942), de Portinari, foram alguns dos trabalhos que inspiraram os artistas. Livres para criar, os grafiteiros trouxeram um novo olhar para temáticas genuinamente brasileiras – uma marca de Portinari. O pintor produziu cerca de 5 mil obras ao longo da sua vida e é considerado um dos artistas que mais retratou seu país e sua gente.

Agenda Tarsila

Em parceria com Agenda Tarsila

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público pode conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário agendatarsila

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.