Fest Delas celebra protagonismo feminino com line-up cheio de diversidade

Idealizado pela cantora e compositora Gabi Albuquerque, festival terá sua 1ª edição nos dias 8 e 9 de março no Cervejazul Music Club

E se um coletivo de mulheres que estão no corre para fazer o seu trampo autoral, de forma independente, se unissem em torno de um propósito? Assim nasceu o Fest Delas, idealizado pela cantora e compositora Gabi Albuquerque, que terá sua 1ª edição nos dias 8 e 9 de março no Cervejazul Music Club, situado na zona leste de São Paulo.

O festival conta com line up essencialmente feminino e contempla diferentes estilos, com o intuito de promover uma comunidade de mulheres que possam somar em suas respectivas caminhadas.

Entre os nomes já confirmados no dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher (e a escolha desta data não foi uma coincidência) – estão Ticiana Schirm e suas composições alternativas com influência da música popular e do rock; o duo Voz de Salvia, que traz um mix de brasilidade dentro de estilos como indie, brega e funk, mas com muito swing; o quarteto Elo Perdido, que mistura rock, indie e pop; e Velmas, quarteto feminino que mistura hits de pós-punk, grunge, releituras do pop (sempre cantadas/compostas por mulheres) e músicas autorais.

Já no dia 9 de março é a vez do duo Clarê, que defende em suas letras a diversidade, o respeito e o amor em todas as suas formas; a banda de rock Tisbe, que conta com uma vocalista mulher e quatro instrumentistas homens apresentando canções autorais com muita atitude; a banda de mulheres Submersa e sua pegada mais punk rock alternativo com letras que abordam questões sociais; e o rock da idealizadora do festival Gabi Albuquerque com músicas focadas no empoderamento feminino.

“Para fazer acontecer o trabalho de forma independente, a gente precisa construir parcerias e redes de apoio. Por isso busquei mulheres e bandas com mulheres à frente de seus projetos que estivessem dispostas a somar na construção dessa cena. E assim proporcionar um espaço em que a alegria de realizar esse trampo seja celebrada, e não questionada e diminuída como normalmente é em muitos ambientes da música independente”, explica Gabi Albuquerque. 

Além do line-up, Gabi também conta com outras parceiras em segmentos diferentes. Além de ser uma espécie de mentora, Adrienne Reyes tem colaborado com a identidade visual do Fest Delas. “Topei me envolver com o festival porque considero importante e necessária toda mobilização relativa às mulheres na música. A brecha de gênero é uma realidade, e enfrentamos essa desigualdade numa base diária. Um exemplo disso é a baixa representatividade feminina nos line ups de festivais comerciais que pipocam por aí”, comenta a designer. 

Nesse sentido, o Fest Delas é uma reação DIY (ou “faça você mesma”) a um problema que é de todas e todos: mulheres cis, trans, pessoas não-binárias e homens também. “Essa ferida aberta só pode ser fechada coletivamente, com empatia, interesse genuíno e respeito ao trabalho de tantas mulheres e pessoas de gênero dissidente que são incríveis no que fazem – tanto em cima do palco quanto no backstage”, completa Reyes que, além de designer, é pesquisadora e cofundadora de um curso de gestão de carreira para mulheres.

Até 09 de março de 2024

Sexta - Sábado

19h as 01h;

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento