Festival Choraço leva muita brasilidade ao Sesc 24 de Maio

Programação imperdível reúne Sombrinha, André Mehmari, Carlos Malta e outros nomes que homenageiam o choro e o gigante Pixinguinha! Saiba tudo:

Em abril é celebrado o Mês do Choro, em homenagem a Pixinguinha, um dos maiores expoentes desse gênero musical brasileiro! O músico nasceu em 23 de abril, data que se tornou o Dia Nacional do Choro – e para comemorar esse gênero tão brasileiro, o Sesc 24 de Maio apresenta o Festival Choraço!

Sesc 24 de maio prepara programação maravilhosa em homenagem ao Choro
Créditos: Site Câmara dos Deputados
Sesc 24 de maio prepara programação maravilhosa em homenagem ao Choro

Shows, bate papos e aulas fazem parte da programação, trazendo artistas como Zé Barbeiro, Luizinho 7 Cordas, Celsinho Silva, Mário Sève e André Mehmari, além de artistas consagrados em outros ritmos, como Sombrinha. Serão, ao todo, 24 atrações até o dia 7 de maio.

Há apresentações gratuitas e outras pagas, a partir de R$ 12, os ingressos estão a venda no site do Sesc 24 de Maio e nas bilheterias da rede Sesc SP.

O projeto engloba artistas e grupos que fazem referência à história do Choro e seus personagens, como Pixinguinha!
Créditos: Marilia Figueiredo
O projeto engloba artistas e grupos que fazem referência à história do Choro e seus personagens, como Pixinguinha!

A história do choro:

O choro surge na música brasileira no final do século 19, na cidade do Rio de Janeiro, como uma manifestação urbana criada a partir de elementos de dança de salão, música popular portuguesa e africana.

Mas diferente de outras sonoridades dessa mesma categoria, como o samba, é considerado aquele que mais se aproxima da música erudita, tendo como uma de suas características o lirismo, a valorização da forma, certa sofisticação de arranjos e instrumentação por parte da/o compositor/a.

A identidade do choro enquanto gênero, no entanto, assumiu diversas novas tendências nas manifestações contemporâneas, com influências do próprio samba, valsa, polca e jazz, refletindo uma característica “tradicional”.

Ao propor uma série de shows de conjuntos e artistas solistas dedicados ao gênero, o Sesc 24 de Maio celebra a valorização da produção atual do choro, seja ela mais próxima da sonoridade tradicional, ou inclinada à música de concerto e outras roupagens contemporâneas.

E aí, curtiu? Clique aqui e confira a programação do Festival Choraço!

Veja mais dicas de eventos imperdíveis em SP: