Festival comKids Interativo exibe filmes gratuitos para crianças

Projeto tem sessões na Unibes Cultural, no Circuito Spcine, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e nos CEUs

Até 15 de agosto de 2018

Domingo - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado

diversos horários

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Quem tem criança pequena em casa sabe o quanto é difícil encontrar programas com qualidade para curtir com os pequenos. Organizar esse tipo de passeio é justamente a proposta do Festival comKids Interativo, que realiza três mostras gratuitas de curta-metragens infantojuvenis para a molecada entre 6 e 14 anos. As sessões ocorrem de 28 de julho a 15 de agosto na Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2500, Sumaré), em unidades do Circuito Spcine, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (Av. Inácio Monteiro, 6900, Cidade Tiradentes) e em vários CEUs, em diferentes dias e horários.

As mostras reúnem filmes e animações que discutem temas importantes para o universo infantil, como brincadeiras, amizades, aventuras e lendas, preservação da natureza, envelhecimento, medo, doença e discriminação.

Com cinco curtas do Brasil, do Uruguai e da Colômbia, a Sessão Bambolê, indicada para crianças entre 6 e 14 anos, tem como destaque “Sucata” (Uruguai, 2015), com direção de Walter Tounier, sobre um inventor que cria engenhocas com matérias descartados; “Procura-se” (Brasil, 2014), de Jéssica Lopes, sobre como um menino tem que lidar com a doença degenerativa de seu avô; e “Delícias asquerosas – Carrapato mutante” (Colômbia, 2016), de Maritza Sánchez, sobre uma ratinha e uma baratinha que adoram assistir a um programa culinário que prepara receitas exóticas.

Também indicada para pequenos entre 6 e 14 anos, a Sessão Girassol exibe sete produções brasileiras que participaram da última edição da Mostra Infantil de Cinema de Florianópolis. Todos os títulos são apresentados com recursos de acessibilidade. Os destaques são “Menina bonita do laço de fita” (Brasil, 2014), de Diego Lopes e Claudio Bitencourt, que discute o racismo a partir da história de um coelho apaixonado por sua vizinha de pelagem negra; e “Caminho dos gigantes” (Brasil, 2016), de Alois Di Leo, que narra a busca poética de uma menina indígena para entender o ciclo da vida.

Já a Sessão Pipoca , sugerida para crianças de até 7 anos, tem seis filmes da Argentina, Uruguai, Colômbia e Brasil. Entre os títulos estão “Vamos nessa? – Brincando no quintal” (Argentina, 2013), de Gabriel Stagnaro, que convida meninos e meninas a usar a imaginação para pensar em mundos incríveis em suas brincadeiras; e “A cor da água” (Uruguai, 2010), de Lala Severi, uma animação sobre dois irmãos que estão com a banheira de sua casa entupida e pedem ajuda a um encanador, que lhes conta sobre a importância da água.

Confira aqui a sinopse, locais e horários dos filmes exibidos no Festival comKids.