Fondue taiwanês é a próxima delícia que você tem de provar

Restaurante especializado em hot pots chega ao bairro da Liberdade, em São Paulo

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

O fondue suíço você conhece: aquele queijo derretido e quentinho que fica perfeito com pedaços de pão ou de carne. Mas já ouviu falar no fondue taiwanês? Bem, a verdade é que por parte dos ingredientes, essa iguaria do leste asiático não tem muito a ver com o fondue europeu que amamos comer no inverno. Mas ela é tão gostosa quanto ele!

O Top Pot é um dos endereços na capital paulista em que é possível experimentar o hot pot, o prato que ganhou os apelidos de “fondue taiwanês” e “fondue chinês”. A duas quadras do metrô Liberdade, o restaurante oferece opções do ensopado para agradar todo mundo: tem versão apimentada, suave, vegana e até com inspiração no kimchi, delícia tradicional da culinária coreana. Todos com uma mistura diferente de diversos ingredientes, como milho, cen0ura, bolinho de carne e macarrão.

Kimchi Pot e Casa Pot sendo preparados no restaurante Top Pot
Créditos: Catraca Livre
Kimchi Pot e Casa Pot sendo preparados no restaurante Top Pot

O apelido de “fondue taiwanês” se deve ao fato do hot pot ser posicionado em cima de uma lamparina antes de ser servido – assim, o cozimento de alguns ingredientes se finaliza na mesa, e a comida se mantém aquecida por mais tempo. Além disso, na China e em Taiwan, é comum famílias e grupos de amigos se reunirem em torno de uma única panela do ensopado; uma tradição bem parecida com o ato de compartilhar um fondue suíço.

No Top Pot, serve-se a versão express do hot pot, que é individual. O prato chega à sua mesa sobre uma pequena chama, e você pode escolher o ponto de cozimento dos ingredientes. Cada porção fica na faixa dos R$ 30, e pode vir acompanhada de arroz, saladinha e molho. Já para a sobremesa, a dica é degustar a gelatina de amêndoa com pêssego em calda.