Instalação multiartística que emprega a arte no combate ao câncer de mama

Por: Catraca Livre

O projeto Rosa Valente é o resultado de um encontro de desejos e desafios entre a produtora Queen Art e o projeto MIRATE, projeto da fotografa Karina Sechi Serboff e a pesquisadora Thania Soto Lemke, criando esta ação artística para o Outubro Rosa de 2013.

O público poderá participar dos vários momentos que compõem a instalação. Poderá ser produzido no camarim especial por alunos voluntários dos cursos de estética, maquiagem e visagismo da Universidade Anhembi Morumbi. Em seguida, há a opção de passar pelo miniestúdio para ser fotografado, realizando “o toque”, por Karina Sechi e outros fotógrafos voluntários.

Outro ponto forte da ação é a pesquisa e exposição fotográfica do projeto “Mírate”. O projeto busca retratar experiências corporais de mulheres com câncer de mama, durante e após o tratamento, quando a reconstrução da identidade física, psíquica e sexual passa a ser um complexo caminho de superação.

O registro fotográfico, assinado por Karina Sechi, como elemento disparador, pretende encorajar mulheres a enfrentar as mudanças decorrentes da doença, confrontando-as perante sua própria imagem e iniciando o processo de reinvenção da realidade individual.

E para finalizar, performance teatral, da personagem Blue Queen que vivencia a montagem de uma drag queen. A atuação mostra a transformação de um homem em uma figura feminina. Para os criadores do projeto, uma drag queen e as pacientes com câncer de mama utilizam elementos semelhantes na construção da imagem do corpo feminino, tais como próteses mamárias, peruca, cílios postiços e maquiagem, bem como enfrentam questões análogas de preconceito social contra as drásticas mudanças em seus corpos. Blue, um homem com uma imagem feminina, guarda também uma ponte de relacionamento com o indivíduo do sexo masculino, que também é alvo de câncer de mama.