Instituto Pombas Urbanas lança projeto de incentivo a coletivos artísticos

Projeto elaborado sob os eixos: qualificação profissional, emancipação artística e garantia dos direitos da criança e do adolescente

.[/img]

Para tanto, o propõe a estruturação de uma “Cooperativa de Artistas” visando a profissionalização dos grupos: Núcleo Teatral Filhos da Dita, Cia Teatral Aos Quatro Ventos e Grupo de Circo-Teatro Palombar compostos por jovens moradores do bairro Cidade Tiradentes, periferia leste do município de São Paulo. Também com objetivo de qualificação profissional será desenvolvido gratuitamente, o curso de “Gestão Cultural” com os módulos “Empreendedorismo cultural”, “Comunicação cultural”, “Elaboração de projetos culturais” e “Estratégias de sustentabilidade na área da cultura” aberto ao publico de toda a cidade.

A fim de contribuir para a democratização do acesso a formação e produção artística serão oferecidas oficinas de iniciação as linguagens de Teatro e Circo beneficiando crianças e jovens de 07 a 29 anos, além da circulação do repertório dos coletivos envolvidos no projeto, que realizarão 30 apresentações no bairro e por outras regiões da cidade. Estima-se que com estas ações mais de 3.000 pessoas serão beneficiadas.

O lançamento oficial do projeto no dia 26 de abril contará com diversas atrações artísticas e terá a presença de representantes do setor público e privado, que participarão desta importante cerimônia institucional.

História 

O Instituto Pombas Urbanas é uma organização cultural sem fins lucrativos que tem por missão promover o desenvolvimento de Cidade Tiradentes (Zona Leste de São Paulo), através da arte, de suas raízes culturais e da capacidade transformadora do jovem.

Sobre Cidade Tiradentes: Construído como um bairro-dormitório, esse território alcançou significativos avanços nos últimos anos, por conta da intensa mobilização social de suas lideranças comunitárias. Há uma intensa gama de produtores culturais locais e uma grande diversidade cultural, pois seus habitantes são oriundos de todas as regiões do país.

Compartilhe: