A Banca Tatuí fica perto do metrô Santa Cecília e vende livros de editoras independentes
No coração do bairro da Santa Cecília fica uma simpática banca de rua destinada à venda de publicações independentes. É a Banca Tatuí, espaço que aglutina os trabalhos de mais de 170 editoras, coletivos e artistas. Espere encontrar zines, revistas, livros, jornais, ecobags, ilustrações… Sempre com projetos gráficos ousados. De quebra, o local ainda realiza diversos shows.
Endereço: Rua Barão de Tatuí, 275 – Vila Buarque
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 18h30
2. Banca Curva
Banca Curva vende só publicações independentes
Em frente a biblioteca Monteiro Lobato, fica mais uma banca de rua voltada às publicações independentes. É a Banca Curva, que funciona como uma loja colaborativa. Isso significa que autores e artistas alugam nichos em formato quadrado ou retangular para expor suas obras. Os acordos são trimestrais.
Endereço: Rua Doutor Cesário Mota Junior, 340 – Vila Buarque
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 13h às 19h; e aos sábados, das 13h às 17h
3. Casa Plana
Casa Plana realiza cursos, oficinas e palestras sobre o mundo editorial, além de ter uma livraria para publicações independentes, um café a uma biblioteca
A Casa Plana é um espaço charmoso e múltiplo localizado em Pinheiros. Lá os visitantes contam com uma livraria, um café, uma biblioteca, estações de trabalho e um centro de cursos e estudos editoriais, de design gráfico e artísticos. Vale explorar todos os cantinhos e ficar de olho na programação de cursos.
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1139 – Pinheiros
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, 10h às 20h
4. Livraria do Comendador
Alguns dos destaques da Livraria do Comendador são livros sobre café, gastronomia, cavalos, ciência e física
Em um casarão tombado na região da avenida Paulista fica a Livraria do Comendador, em funcionamento desde outubro de 2018. O espaço ocupa uma área do Zel Café e inova por apresentar livros com temáticas diferentes, como café, gastronomia, cavalos, ciência e física, além de obras acadêmicos. Também há uma área destinada aos infantis, best-sellers, literatura de interesse geral, biografias, ficção e não-ficção, artes e arquitetura, HQs, revistas importadas e nacionais. Curtiu? Então dê um pulinho lá!
Endereço: Rua Pamplona, 145 – Casarão – Subsolo – Jardim Paulista
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 20h; e aos sábados e domingos, das 8h às 16h
5. Prince Books
Prince Books oferece livros de assuntos como artes, fotografia, esportes e automóveis, design e decoração
Bem perto da estação Oscar Freire, da linha Amarela do metrô, fica a Prince Books, uma livraria dedicada principalmente aos livros importados. Lá estão obras sobre fotografia, esportes e automóveis, gastronomia, decoração, arquitetura, design, artes, viagens e literatura geral. Há também várias coisas maravilhosas de papelaria e revistas.
Endereço: Rua Oscar Freire, 1128 – Cerqueira César
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 22h; e aos domingos, das 10h às 21h
6. Travessa IMS Paulista
Além de uma biblioteca incrível, o IMS abriga uma pequena versão da Livraria da Travessa
A Livraria da Travessa é bem tradicional no Rio de Janeiro, mas desde 2017 ocupa um pedacinho do IMS Paulista. Lá estão obras nacionais e importadas sobre fotografia e publicações de produtos do próprio instituto – ligados à fotografia, música, literatura e iconografia brasileira. Aproveite a visita e conheça a biblioteca do IMS, formada por publicações de e sobre fotografia, cinema, moda, artes visuais e ciências humanas.
Endereço: Avenida Paulista 2424, Praça IMS – 5º pavimento – Bela Vista
Horário de funcionamento: de terça, quarta, sexta, sábado, domingos e feriados, das 10h às 20h; e às quintas, das 10h às 22h
7. Livraria Zaccara
No bairro de Perdizes, na zona oeste de SP, tem uma aconchegante livraria. A Zaccara está em atividade desde 1982 e vende livros, CD’s e vinis novos e usados. O espaço também recebe workshops, shows, peças de teatro e lançamentos de livro, além de organizar um clube de leitura mensal.
Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1356 – Perdizes
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h; e aos sábados, das 10h às 18h
8. Blooks – Shopping Frei Caneca
A Blooks do Shopping Frei Caneca tem um acervo de artes plásticas, cinema e teatro
Pertinho do cinema do Shopping Frei Caneca tem uma Blooks, outra livraria carioca com uma proposta diferente. É lá que você encontra publicações sobre artes plásticas, cinema e teatro, incluindo obras que algumas concorrentes oferecem apenas sob encomenda. Como diferencial, ainda há uma estante só com literatura LGBTQ+. Os visitantes também podem adquirir filmes de vários lugares do mundo e objetos decorativos hiper charmosos, como bonequinhos e quadrinhos.
Endereço: Rua Frei Caneca, nº 569 – Shopping Frei Caneca – 3º Piso – Consolação
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 22h; aos sábados, das 12h às 22h; e aos domingos, das 14h às 22h
9. Livraria Africanidades
A Livraria Africanidades surgiu em 2013 com a proposta de ampliar o acesso à literatura produzida por mulheres negras. A ideia é promover o resgate e a valorização das identidades negras brasileiras e africanas por meio dos livros e da cultura, contribuindo para iniciar o processo de protagonismo de cada um/uma da sua própria história.
Endereço: Rua Paulo Ravelli, 153 – Vila Pita
Horário de funcionamento: De segunda-feira, das 12h às 17h. No resto da semana, precisa parmar horário pelo messenger ou e-mail
E-mail: [email protected]
10. Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Na Livraria Cultura do Conjunto Nacional você encontra uma área enorme para ler com tranquilidade
Ir à Livraria Cultura do Conjunto Nacional já é programa obrigatório para alguns. Também, não é para menos. O amplo espaço está cheio de filmes, livros de arte, literatura internacional e nacional, quadrinhos, artigos de papelaria, livros de humanidades, CDS… E você ainda pode usufruir de uma área para leitura, tomar um delicioso café e até terminar a noite no Teatro Eva Herz.
Endereço: Avenida Paulista, 2.073 – Conjunto Nacional – Bela Vista
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 22h; aos domingos, das 11h às 20h; e aos feriados, das 11 às 20h
11. Livraria Novesete
Livraria Novesete é dedicada aos pequenos
Não podia faltar nesta lista uma livraria dedicada exclusivamente à literatura infantojuvenil. A Livraria Novesete fica na Vila Mariana e tem mais de 8 mil títulos divididos em 15 seções, como poesia, mitos e lendas, música, teatro, quadrinhos, contos de fada, culinária infantil e uma área exclusiva para Monteiro Lobato. Além disso, o espaço tem um café e um deque onde a garotada pode ficar lendo. O local também recebe contações de histórias, peças de teatro e oficinas todos os sábados e eventos gratuitos.
Endereço: Rua França Pinto, 97 – Vila Mariana
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 10h às 18h30; e aos sábados, das 10h às 18h
12. Livraria da Vila – Pinheiros
A Livraria da Vila de Pinheiros também é parada obrigatória dos apaixonados por livros. O amplo espaço tem livros de artes, estrangeiros, infantojuvenis, nacionais… Além disso, você encontra CDs, filmes, itens de papelaria, jogos de tabuleiro e games. Ainda há uma intensa programação de lançamentos de livros e palestras, bem como um delicioso café.
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 22h; aos sábados, das 10h às 2oh; e aos domingos, das 11h às 20h
13. Comix Book Shop
Desde 1986 a Comix Book Shop apresenta seus leitores a um vasto acervo de quadrinhos e mangás. Quem visitar a loja também encontra diversos colecionáveis e produtos do universo geek.
Endereço: Alameda Jaú, 1998 – Cerqueira César
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 20h; aos sábados, das 10h às 18h; e aos domingos e feriados, das 11h às 17h
14. Livraria Fonomag
No bairro da Liberdade fica a Fonomag, uma livraria que comercializa inúmeras publicações em japonês. Há apenas uma estante com livros em português sobre a cultura oriental. Mesmo com a barreira do idioma, o variado acervo prende a atenção dos visitantes.
Endereço: Rua da Glória, 301 – Liberdade
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h; e aos sábados, das 9h às 17h
15. CCSP – Centro Cultural São Paulo
CCSP existe há mais de 3 décadas na capital
No CCSP – Centro Cultural São Paulo existem vários espaços para leitura, incluindo um grande jardim no telhado. Mas, além disso, os visitantes contam com duas bibliotecas, uma gibiteca, uma coleção de artes, uma sala de leitura infantojuvenil e uma discoteca – cada uma com horário próprio de funcionamento. São mais de 120 mil livros e documentos no acervo – e parte deles pode ser emprestado.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Horário de funcionamento geral do CCSP: diariamente, das 9h às 22h (incluindo feriados)
16. Biblioteca Mário de Andrade
Que tal conhecer a Biblioteca Mário de Andrade?
Pertinho da estação Anhangabaú, da linha Vermelha do metrô, está a Biblioteca Mário de Andrade. Além de ser um lugar lindo a tranquilo, ela conta com um acervo circulante de mais de 53 mil livros. Espere encontrar livros de literatura brasileira e estrangeira, história, filosofia, religião, antropologia, sociologia, política, direitos humanos, políticas culturais, história da arte, teorias de arte e artes cênicas. Há também uma intensa programação de eventos gratuitos, principalmente palestras, exposições, contação de histórias e teatro.
Endereço: Rua da Consolação, 94 – Consolação
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 22h; aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h