Masp recebe exposição inédita de Candido Portinari

Confirme presença no evento do Facebook para não perder a abertura!

Já pensou em ver uma mostra exclusiva de Candido Portinari (1903-1962)? Este, que é um dos maiores artistas brasileiros, ganha recorte inédito de sua obra em uma exposição especialíssima que o Museu de Arte de São Paulo preparou!

A abertura acontece no dia 11 de agosto, e a visitação vai do dia 12 deste mês até 15 de novembro. Se liga nos horários de visitação: às quintas, das 10h às 20h e, nos demais dias, de terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fecha meia hora antes do horário limite.

Só para relembrar que às terças-feiras, a entrada no Masp é Catraca Livre, beleza? Mas se você não pode neste dia da semana, os ingressos são baratinhos, ó: R$ 25 e R$ 12 a meia-entrada.

A mostra, intitulada “Portinari Popular”, apresenta um novo olhar sobre a produção do artista e reúne cerca de 50 de suas obras. Este recorte favorece aquelas que abordam temas e tipos populares, e explora conteúdos sociais, como manifestações políticas, o cotidiano dos trabalhadores e representações de tradições culturais brasileiras, como festas populares, brincadeiras típicas e bonecas karajá.

Portinari é um dos mais importantes e polêmicos artistas brasileiros do século 20. Boa parte de sua obra coloca em evidência personagens populares. São trabalhadores em suas diversas atividades (o lavrador de café, a lavadeira, o seringueiro, o garimpeiro, o músico, o jangadeiro, o operário ou o estivador), figuras populares (o cangaceiro, a baiana, a boneca karajá), em diferentes contextos (na favela, em Brodósqui, sua cidade natal) ou em trânsito (migrantes, retirantes, despejados).

Entre os retratos feitos por Portinari de personagens populares, a exposição inclui a colona, a baiana, a mulata, a índia, o cangaceiro, o mestiço, e um intelectual, Mário de Andrade, interlocutor importante do artista e primeiro grande intérprete de sua obra.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
2
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
3
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …
4
02:59
Exposição Mickey 90 Anos
Oh boy! Há 90 anos nascia o personagem mais famoso do mundo: Mickey! E para celebrar seu nonagésimo aniversário, São Paulo …
5
02:03
Conheça a Chácara Turma da Mônica
A Chácara Turma da Mônica, em Pinheiros, é o primeiro restaurante da turminha do Maurício de Sousa. O lugar …
6
02:16
Já imaginou fazer rapel no prédio mais icônico do centro de SP?
Já imaginou fazer rapel em um dos prédios mais icônicos e altos do centro de São Paulo? Foi exatamente isso …
7
02:26
Conheça o tobogã de capsula mais alto do mundo
Já imaginou despencar a mais de 100 km/h, simulando uma queda livre a 40 metros de altura? É justamente essa …
8
02:29
Uma hamburgueria digna do universo de Harry Potter
O Colaí visitou o Vassoura Quebrada, uma hamburgueria em São Paulo que poderia fazer parte do universo de Harry Potter.