Masp recebe exposição inédita de Candido Portinari

Confirme presença no evento do Facebook para não perder a abertura!

Por: Redação | Comunicar erro

Já pensou em ver uma mostra exclusiva de Candido Portinari (1903-1962)? Este, que é um dos maiores artistas brasileiros, ganha recorte inédito de sua obra em uma exposição especialíssima que o Museu de Arte de São Paulo preparou!

A abertura acontece no dia 11 de agosto, e a visitação vai do dia 12 deste mês até 15 de novembro. Se liga nos horários de visitação: às quintas, das 10h às 20h e, nos demais dias, de terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fecha meia hora antes do horário limite.

Só para relembrar que às terças-feiras, a entrada no Masp é Catraca Livre, beleza? Mas se você não pode neste dia da semana, os ingressos são baratinhos, ó: R$ 25 e R$ 12 a meia-entrada.

A mostra, intitulada “Portinari Popular”, apresenta um novo olhar sobre a produção do artista e reúne cerca de 50 de suas obras. Este recorte favorece aquelas que abordam temas e tipos populares, e explora conteúdos sociais, como manifestações políticas, o cotidiano dos trabalhadores e representações de tradições culturais brasileiras, como festas populares, brincadeiras típicas e bonecas karajá.

Portinari é um dos mais importantes e polêmicos artistas brasileiros do século 20. Boa parte de sua obra coloca em evidência personagens populares. São trabalhadores em suas diversas atividades (o lavrador de café, a lavadeira, o seringueiro, o garimpeiro, o músico, o jangadeiro, o operário ou o estivador), figuras populares (o cangaceiro, a baiana, a boneca karajá), em diferentes contextos (na favela, em Brodósqui, sua cidade natal) ou em trânsito (migrantes, retirantes, despejados).

Entre os retratos feitos por Portinari de personagens populares, a exposição inclui a colona, a baiana, a mulata, a índia, o cangaceiro, o mestiço, e um intelectual, Mário de Andrade, interlocutor importante do artista e primeiro grande intérprete de sua obra.

1 / 8
1
05:40
Roteiro de férias: o que fazer em SP gastando pouco ou quase nada
Chegaram as férias de julho, e com ela diversos eventinhos lindos rolando em São Paulo! Para te dar aquele empurrãozinho …
2
02:44
Museu Mais Doce do Mundo: conheça o lugar mais instagramável de SP
Já pensou em “nadar” numa piscina de marshmallows, entrar em um donut gigante ou pular numa grande batedeira? Pois sua …
3
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
4
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
5
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
6
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
7
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …
8
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …